terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sua casa é uma selva - e mais de cem espécies vivem nela

Formigas são apenas uma das espécies que toda casa tem (Foto: Flickr / Pietro Bellini)
 
Enquanto você lê esta matéria, cerca de cem espécies diferentes de artrópodes estão morando na sua casa. Pelo menos é o que dizem alguns pesquisadores da Universidade de Raleigh, na Carolina do Norte. O estudo desses especialistas em entomologia indicou que existem, pelo menos, dois tipos de, digamos, hóspedes animais: os que estão procurando por comida e os que estão presos por acidente e não sabem como sair. Pois é.
Para fazer o levantamento dos ~moradores, a pesquisa contemplou visitas a cinquenta casas. Mais de cinquentas animais foram encontrados nesse levantamento, como insetos, aranhas, besouros, moscas e formigas. De acordo com Matt Bertone, líder da pesquisa, ninguém ficou lá muito feliz com o resultado: "os donos das casas ficaram bastante surpresos e, muitas vezes, horrorizados com a quantidade de animais encontrados", disse ele à New Scientist. "Tivemos que acalmá-los diversas vezes e explicar que isso é normal".
A ideia do estudo, explicou Bertone, é justamente acabar com a ideia de que casas modernas são grandes desertos estéreis, e sim mostrar que há vida, mesmo que invisível, nesses lugares. "Nossa maior surpresa foi descobrir pelo menos uma espécie em cada ambiente da casa". Apenas cinco dos 554 quartos pesquisados não tinham sequer um animal. Naturalmente, a proporção pode mudar entre casas próximas a áreas rurais e centros urbanos. 
Mas temos pelo menos duas notícias boas. A primeira é que, quanto mais "domesticada" a espécie, menos provável que ela ataque. Já a segunda é que, quando habitada por esses animais, as chances de encontrar pragas caseiras, como baratas e, era muito menor. Espécies como besouros de carpete e traças acabam por limpar o ambiente de insetos mortos, farelos de comida e detritos corporais, como cabelos e pele morta. Já as moscas, por exemplo, tem um comportamento mais temporário - em geral, procuram comida e vão embora rapidamente, a não ser que fiquem presas por acidente dentro de casa. 
"Conhecer a vida que permeia a nossa casa é essencial para entender a influência da vida caseira em nossa saúde", explicou Jack Gilbert, do laboratório de Argonne, em Illinois. "Insetos tem suas próprias bactérias e elas se movimentam pela casa. Entender essa biodiversidade nos ajuda a explicar melhor a distribuição de micróbios dentro de nossos lares", concluiu. 
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário