sábado, 19 de março de 2016

A força da gravidade não é a mesma em todos os lugares da Terra



A força de gravidade não é a mesma em todos os lugares da Terra. Mapeado, o campo gravitacional da Terra lhe dá uma aparência de batata, como a da ilustração.
Gravidade da Terra medida pela missão GRACE da NASA, mostrando desvios da gravidade teórica da Terra. Áreas em vermelho mostram onde a gravidade é mais forte que o valor médio, e áreas em azul mostram áreas onde a gravidade é mais fraca.
Um novo mapa da gravidade da Terra mostra que, se uma pessoa quiser perder peso, o melhor destino é a Índia, onde a força da gravidade é ligeiramente menor que em qualquer outro lugar do planeta.De acordo com o mapa, o peso de uma pessoa seria 1% menor na Índia.

O mapa da gravidade foi preparado para ajudar os cientistas a planejar o lançamento de dois satélites Grace (Gravity Recovery and Climatic Experiment), que deve ocorrer nas próximas semanas.

Os satélites ficarão circulando na órbita da Terra numa distância de 220 quilômetro um do outro.
Efeitos oceânicos
A Terra, assim como o seu campo gravitacional, tem uma forma achatada. As variações são minúsculas, mas através delas pode-se compreender como a Terra é composta e como ela está se recuperando da Era Glacial.

Através dos satélites Grace, os cientistas poderão monitorar os oceanos de uma nova maneira. Os pesquisadores também terão como determinar se o nível do mar está aumentando devido à presença de mais água nos oceanos se a água já presente nos mares está se expandindo por causa do aquecimento global. No novo mapa, quanto menor a elevação mais fraca será a força da gravidade. A escala vertical é bastante exagerada.

Acredita-se que a baixa gravidade na costa da Índia deve-se a vestígios de antigos elementos tectônicos. Estes elementos seriam resultado da colisão do subcontinente indiano com a placa tectônica da Eurásia, que deu origem aos Himalaias.

Existe também outra região de gravidade mais intensa no Pacífico Sul, que, acredita-se esteja relacionada a estruturas da superfície terrestre.
Melhor que antes Com base nas informações enviadas pelos satélites, os cientistas poderão construir um novo mapa da Terra muito mais acurado do que os existentes."Todos os meses, durante os cinco anos de expectativa de existência do Grace, nós iremos produzir um mapa do campo gravitacional terrestre", disse Michael Watkins, da agência espacial americana, Jet Propulsion Laboratory."Nós estaremos aptos também a ver vários fenômenos envolvendo o transporte de massa; coisas que não são fáceis de se verificar com outras formas de medição".

O mapa da gravidade Grace terá uma resolução espacial de cerca de 300 quilômetros, e poderá mostrar flutações da gravidade causadas por cordilheiras e placas tectônicas após o degelo da última Era Glacial.

Oceanos
Os dados relativos à gravidade também permitirão uma nova visão dos oceanos. Quando está livre de outras influências, a superfície dos oceanos adquire o formato da geóide da Terra - a superfície na qual a influência da gravidade é igual em todos os lugares.

O problema é que o nível dos oceanos também pode ser afetado por correntes e pela temperatura da água. Combinando todos esses dados, Grace e outros satélites de monitoramento dos oceanos vão separar os dois efeitos.

Ao medir as flutuações na gravidade em todo o mundo, o Grace deverá trazer uma nova dimensão na forma de se entender o planeta.
 

Variação na gravidade e gravidade aparente

Uma esfera perfeita de densidade uniforme esférica (a densidade varia apenas com a distância do centro) produziria um campo gravitacional de magnitude uniforme em todos os pontos de sua superfície, sempre apontando diretamente para o centro da esfera. Entretanto, a Terra desvia-se ligeiramente dessa forma, e existem pequenos desvios em ambos a magnitude e a direção da gravidade ao longo da superfície. Além disso a força resultante exercida sobre um objeto, devido a Terra, chamada "gravidade efetiva" ou "densidade aparente", varia devido a presença de outros fatores, como a resposta inercial para a rotação da Terra. Uma escala ou prumo mede apenas essa gravidade efetiva.
Parâmetros afetando a força aparente ou atual da gravidade da Terra incluem a latitude, altitude, e a topografia e geologia local.
A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Cingapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário