Um dos criadores do e-mail, o engenheiro Ray Tomlinson morreu neste sábado, 5, aos 74 anos, em sua casa nos Estados Unidos. Tomlinson foi a primeira pessoa a enviar uma mensagem virtual por um sistema de conversas — o e-mail — e foi ele quem acrescentou nos nomes dos destinatários o símbolo “@”, tornando a linguagem oficial.
A primeira mensagem da história foi enviada por Tomlinson em 1974, quando o engenheiro trabalhava para a firma de pesquisas Bolt, Beranek and Newman, em Boston, nos EUA. A empresa foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Arpanet, a rede de computadores voltada para uso militar e criada em 1969, antes da existência de uma rede de uso comercial.
Tomlinson, que dizia não se lembrar do conteúdo da primeira mensagem, foi enviado enquanto ele desenvolvia o primeiro serviço de comunicação por mensagens entre diferentes computadores — ou seja, o avô do e-mail.
Além de enviar o primeiro e-mail e criar esta nova forma de comunicação, o engenheiro também acrescentou o símbolo “@”, que não era usado no vocabulário inglês da época. A ideia era que o “@” simbolizasse a preposição “at”, indicando que um usuário de e-mail estava em uma determinada instituição ou empresa de mensagens.
Ele também criou os campos “De”, “Para” e “Assunto”, que estão presentes nos e-mails até hoje.
História. Ray Tomlinson nasceu em Nova York, em 1941. Estudou engenharia elétrica, fez estágio na IBM e se formou em 1963, indo fazer, em seguida, uma especialização na área no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Nenhum comentário:
Postar um comentário