sábado, 5 de março de 2016

Nova espécie de polvo é descoberta no fundo do oceano

Bonitinho e extraordinário: provavelmente uma nova espécie (Foto: NOAA / Okeanos Explorer)
 
Passeando amilhares de metros metros abaixo da superfície, o robô Deep Discoverer registra as imagens mais profundas do oceano até hoje. Desenvolvido pela agência científica de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o robô está atrelado à Okeanos Explorer, a única embarcação financiada pelo governo americano que está explorando os oceanos por curiosidade científica.
Entre suas descobertas recentes, o Deep Discover encontrou, a 4,290 metros de profundidade, esse pequenino polvo da foto acima. A descoberta foi uma surpresa, uma vez que é a primeira vez que se encontra animais dessa espécie em um lugar tão profundo do oceano. A missão, que ocorreu em 27 de fevereiro, estava destinada a mapear formações geológicas na região marítima do Havaí. O animal foi encontrado por acaso, descansando em uma rocha. 
Entre as características mais notáveis do polvo, estão a capacidade de mudar de cor, apenas uma fileira de ventosas por braço e musculatura mais fraca. Para os pesquisadores da NOAA, certamente se trata de uma nova espécie. E é só mais um lembrete do quanto não sabemos sobre os oceanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário