domingo, 20 de março de 2016

O que é o equinócio de outono?



Hemisfério Sul (HS) passou pelo equinócio de outono à 1h30 do dia 20 de março de 2016, pelo horário de Brasília. No mesmo horário, o Hemisfério Norte (HN) passou pelo equinócio da primavera.

Ilustração dos Solstícios e Equinócios no Hemisfério Sul. Ilustração: SCI Jinks/JPL/NASA [adaptado].
 
 O que é equinócio?
Os equinócios (outono e de primavera) e os solstícios (de verão e de inverno) são momentos específicos com dia, mês, hora e segundo exatos. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no outono (primavera).
A palavra “equinócio” ( aequinoctium )  vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais. O dia do equinócio é o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou noite. O dia e a noite têm o mês número de horas. A medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas
Você já reparou que a data da mudança das estações do ano nem sempre cai no mesmo dia de um ano para o outro? Em 2015 e em 2016, o outono, no HS, e a primavera no HN, começaram no dia 20 de março.
Mas em outros anos pode ser no dia 19 e até no dia 21.
Curiosidade
O sol nasce exatamente no ponto cardeal leste apenas duas vezes por ano, no dia dos equinócios do outono e da primavera.
 
 
Por que ocorrem as estações do ano?
As estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo central do planeta Terra. Este eixo faz um ângulo de 23,5° em relação à linha do plano do Sol.
A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. É possível saber a data e hora do início das estações com muitos anos de antecedência. Mas o tempo e o clima não obedecem aos cálculos astronômicos. Nem sempre o frio mais intenso ocorre no auge do inverno e nem sempre o calor mais forte é no verão.
 
 
No Clima no Céu, o professor Marcos Calil explica porque ocorrem as estações do ano. Por que a data pode mudar de um ano para outro e muito mais!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário