domingo, 20 de março de 2016

Conheça a origem dos nomes de moedas de todo o mundo

O dólar, por exemplo, deriva de “Thaler”, um encurtamento de Joachimsthaler, uma cidade alemã, de onde o metal da moeda era extraído.
"Real", a moeda brasileira, leva esse nome por causa da unidade monetária de Portugal dos séculos XV e XVI - e também já integrou uma sigla, o URV. Dólar, por sua vez, é a variação de parte do nome da cidade alemã de onde se extraía o metal usado na fabricação das moedas.

Real

Real
O nome da moeda brasileira é o mesmo da primeira moeda usada no país, conhecida pelo plural corrente na época, "réis". O real deriva de Unidade Real de Valor (URV), indicador de medição do custo de vida da população que foi adotado no período de transição entre a moeda anterior, o cruzeiro real, e o atual real.
 
Rublo
Rublo
Assim como ocorre com a moeda argentina e de vários países da América Latina, o nome da moeda russa também significa, literalmente, peso.
 
Libra
Libra
A libra britânica vem do latim "poundus", que significa "peso". As moedas do Egito, do Líbano, do Sudão do Sul, do Sudão e da Síria também se chamam libra.
 
Rublo
Rublo
Assim como ocorre com a moeda argentina e de vários países da América Latina, o nome da moeda russa também significa, literalmente, peso.

Rúpia
Rúpia
Rúpia vem do sânscrito e significa prata. Ela dá nome às moedas da Índia, do Paquistão e da Indonésia.
 
Yuan
Yuan
Em chinês, yuan significa "redondo" ou "moeda redonda". O símbolo chinês que dá nome à moeda chinesa também dá nome ao iene japonês e ao won coreano

Rand

Rand
Assim como o dólar, a moeda sul-africana vem da área em que seu metal era extraído. No caso do Rand, de Witwatersrand cidade da África do Sul rica em ouro

Peso

Peso


O nome espanhol da moeda vem, literalmente, da palavra peso, uma medida de força em unidades determinadas

Dólar

Dólar
Dólar é o nome de moeda mais comum do mundo, sendo usado nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Fiji, Nova Zelândia e Cingapura, entre outros países. O metal usado para a confecção das moedas era extraído de Joachim Valley, na Alemanha. Essas moedas, feitas a partir do metal de lá extraído, passaram a se chamar Joachimsthaler, que mais tarde foi encurtado para "Thaler" e que, por fim, se transformou em "dólar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário