segunda-feira, 21 de março de 2016

Foguete russo tripulado chega com sucesso à ISS

 
O foguete russo Soyuz TMA-20M chegou com sucesso à Estação Espacial Americana (ISS, na sigla em inglês) no sábado, após ter sido lançado do cosmódromo - base de lançamento espacial - do Cazaquistão na última sexta-feira. Os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscosmos (agência espacial russa), e Jeff Williams, da Nasa, complementam a tripulação que está no espaço desde dezembro de 2015, composta por Timothy Peake - primeiro britânico a viajar à ISS - o norte-americano Tim Kopra (comandante da expedição) e o russo Yuri Malenchenko.
Os tripulantes farão 250 pesquisas científicas durante os seis meses que ficarão a bordo da estação, priorizando temas como biologia, desenvolvimento da tecnologia e física. O lançamento de um foguete com suprimentos para reposição está agendado para ocorrer na próxima terça-feira, carregando cerca de três toneladas de alimento e combustível.
A expedição também deverá receber o primeiro módulo de expansão de habitat, chamado Bigelow Expandable Activity Module (BEAM), para testar possíveis melhorias para os astronautas que vivem e trabalham em ambientes inóspitos como o espaço. Os astronautas não vão morar no módulo, mas durante um período mínimo de 2 anos de testes, a tripulação poderá entrar no ambiente periodicamente para análises de desempenho do habitat.
De acordo com a Nasa, Jeff Williams é o primeiro americano a se hospedar durante três longos períodos na ISS. Com a missão de seis meses, Williams terá ficado 534 dias no espaço, batendo o recorde de dias acumulativos de Scott Kelly, que ficou 520 dias em missões espaciais. O americano voltou em 1 de março da ISS, onde realizou uma operação de um ano à bordo da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário