segunda-feira, 28 de março de 2016

Cientistas criam organismo com o menor número de genes na história

Reprodução microscópica do Syn 3.0 (Foto: Reprodução)
 
Há 20 anos, uma equipe liderada pelo cientista norte-americano Creg Venter está em busca do “genoma mínimo”, isto é, o organismo com o menor número de genes possível. Desta vez, parece que eles encontraram.
A Syn 1.0, criada em laboratório a partir do código genético do Mycoplasma mycoides, micróbio encontrado em vacas, tem apenas 473 genes, aproximadamente metade do organismo original e algumas dezenas de milhares de vezes menor que plantas e animais. O organismo com o menor número de genes já encontrado é o Mycoplasma genitalium, que tem 523.
Para criar a bactéria semi-sintética, a equipe de Venter transplantou o pacote artificial de DNA para uma célula de Mycoplasma mycoides, que já estava sem genoma. O Syn 1.0 é o resultado dessa operação e se reproduziu com sucesso.
Este primeiro sucesso foi atingido em 2010, mas, para reduzir ainda mais a quantidade de genes, diversos outros experimentos foram feitos e, hoje, o organismo semi-sintético já se chama Syn 3.0.
Inicialmente, Venter acreditava que era possível criar um organismo com 300 genes. Contudo, depois de chegar ao Syn 3.0, percebeu que já estão perto do limite. A equipe ainda acredita que é possível diminuir ainda mais o código genético do organismo semi-sintético, então está estudando os 149 genes presentes no Syn 3.0 que têm suas funções desconhecidas.
De acordo com Daniel Gibson, coautor da pesquisa, o resultado é um grande passo no entendimento do mínimo necessário para a vida. “A longo prazo, sempre pensamos em desenhar e construir organismos sob demanda, com a possibilidade de inserir funções específicas e poder prever o que pode acontecer”, disse ele. “Essas células poderão ser ‘chassis’ para a medicina, bioquímica, indústria, biocombustíveis, nutrição e agricultura, por exemplo”, afirmou Gibson.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário