"Lute com determinação... Abrace a vida com paixão...
Perca com muita classe... E vença com toda a ousadia...
O triunfo só pertence a quem se atreve"!!!
sábado, 30 de outubro de 2010
Dia "D"
Amanhã (31) - é o Dia "D" !!!
Se os milhões de brasileiros que forem às urnas, neste domingo, souberem votar para presidente da nação com consciência e sabedoria, um novo cenário neste Brasil - poderá surgir!
Se não..., poderemos viver num "Halloween" por outros quatro anos...
Um Fórum contra a corrupção
O Brasil será sede, pela primeira vez, da conferência dos estados-membros do Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se de um encontro em que se poderá debater os males advindos da malversação de recursos públicos e de suas consequências danosas em relação às populações do continente americano.
Esta será a terceira edição do evento e terá a organização da Controladoria-Geral da União (CGU), que tem a função de atuar no combate à corrupção no âmbito do poder Executivo. As duas edições anteriores foram realizadas nos Estados Unidos e é relevante que o país tenha sido escolhido como anfitrião na primeira vez em que ela ocorre em outra nação. A atividade será realizada em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. ( Está bem localizada pois é lá onde tudo começa...).
Na pauta dos representantes dos países participantes está a questão de como a sociedade civil deverá envolver-se no processo de enfrentamento à corrupção e, também, formas de aprimorar o controle da aplicação de recursos, tanto no setor público como no privado. Terão assento na reunião autoridades de 28 países da América que ratificaram a Convenção Interamericana contra a Corrupção.
A corrupção é o maior entrave para que as comunidades de cada país possam ter serviços básicos de qualidade, como educação, saúde, saneamento e segurança pública.
Outra Conferência (Com nome bem pomposo, inclusive) que vai para lugar nenhum... A sociedade sabe muito bem de todos os males advindos da corrupção. Mas o setor público - a classe política - que deveria servir de exemplo ao cidadão, dá a impressão de que está no poder só para receber benesses, tirar vantagens...A corrupção está se tornando um problema muito sério no Brasil, e a sociedade está pagando a conta, sem sequer se dar conta disso... !!!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
John Lennon é homenageado com moeda britânica
O Ex-Beatle acaba de entrar para o time de celebridades que foram homenageadas e "viraram" moeda britânica. A moeda comemorativa feita pela Royal Mint (empresa que fabrica as moedas britânicas) é a responsável por prestar essa homenagem a Lennon.
A escolha foi feita por meio de uma votação pública e a moeda tem valor de face de cinco libras e foi colocada à venda hoje (29).
Porém os interessados deverão desembolsar 44,99 libras por cada moeda. Com isso, John Lennon se junta a outros nomes que já foram homenageados: William Shakespeare, Winston Churchil e Charles Darwin, entre outros.
Encontro da ONU sobre biodiversidade termina com divisão de países
Ministros do Meio Ambiente de todo mundo encerraram nesta sexta-feira mais uma conferência sobre a proteção da biodiversidade, mas continuaram divididos a respeito das medidas a serem tomadas. Delegados de mais de 200 países passaram duas semanas em Nagoya - japão, para mapear metas de proteção das espécies animais e vegetais em oceanos, florestas e rios, ameaçadas pelo maior ritmo de extinções desde o desaparecimento dos dinossauros, há 65 milhões de anos.
Esses ecossistemas são cruciais para a subsistência humana, e geram trilhões de dólares em alimentos, água, indústria e turismo.
O objetivo em Nagoya era definir metas para a proteção da biodiversidade até 2020, embora os países já tenham descumprido a meta de 2010, que era de uma "redução significativa" da perda da biodiversidade.
Foi definido um plano estratégico com 20 itens para deter o ritmo do desaparecimento das espécies que vivem tanto na terra quanto no mar. A proteção de estoques pesqueiros, a defesa de habitats naturais e a conservação de maiores áreas terrestres e marítimas. Mas houve divergências a respeito de metas numéricas e de detalhes do texto.
As nações em desenvolvimento também se recusaram a se comprometer com as metas para 2020 se elas não vierem acompanhadas de um novo protocolo da ONU que lhes assegure uma participação mais justa nos lucros obtidos por companhias, especialmente as empresas farmacêuticas.
Isso poderia gerar bilhões de dólares para as nações em desenvolvimento, onde se encontra a maior parte das riquezas naturais do planeta.
Até o encerramento da COP-10, não havia indícios de formalização de uma intenção de ação global.
As intenções foram ótimas (sempre são), a tentativa de conter a maior onda de extinções da história da humanidade - segundo um levantamento da IUCN -, principal rede global de centros de pesquisa de natureza, 22% das 380 mil espécies de plantas estão ameaçadas. Das 5.490 espécies de mamíferos, 1.130 correm perigo. E 70% dos peixes podem sumir.
Os políticos discutiam medidas como aumentar as áreas de conservação, coibir o tráfico de animais e repartir com as comunidades locais os lucros gerados pelos recursos genéticos mas são medidas genéricas e voluntárias!!! Uma das maiores ameaças às espécies vem das mudanças climáticas. Tratar do clima, portanto, seria a maneira mais eficiente de proteger grande parte das espécies. Nagoya foi um bom treino para a verdadeira discussão: o acordo internacional do clima para 2012.
Fonte: Folha.com
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Dedos detectam erros de digitação antes da mente
Mãos "sentem" que apertaram a tecla errada mesmo quando a consciência não se dá conta, mostra um experimento.
Exímios digitadores são capazes de percorrer o teclado em alta velocidade sem sequer pensar sobre qual dedo está indo aonde.
Uma nova pesquisa da Universidade de Vanderbitt revela que essa perícia é controlada por um piloto automático capaz de detectar erros que escapam da mente consciente. A pesquisa aparece na edição desta semana da revista "Science".
"Todos nós fazemos algumas coisas em piloto automático. A coisa notável que descobrimos é que esses processos são dissociados. As mãos sabem quando a mão fez um erro, mesmo quando a mente não percebe", disse o psicólogo e principal autor do trabalho, Morgan Logan.
"Uma característica importante de nossa pesquisa é mostrar que as pessoas podem compensar erros mesmo quando não têm consciência deles", concluiu ele.
Fonte: Estadão.com
Robô "Spirit" atolado em Marte encontra sinais de água
Agora é em Marte!
O solo onde o robô "Spirit" atolou no ano passado contém evidência de que a água, talvez neve derretida, escorreu para baixo da superfície recentemente, e de forma contínua.
Camadas estratificadas de solo de diferentes composições, encontradas perto da superfície, levaram os cientistas a propor que delgados filmes de água podem ter penetrado o chão, a partir de geadas ou neve. O vazamento pode ter ocorrido durante mudanças climáticas cíclicas nos períodos em que Marte se encontrava mais inclinado.
A água pode ter penetrado a areia, carregando minerais solúveis. O eixo marciano varia numa escala de centenas de milhares de anos.
Os minerais relativamente insolúveis acumulados junto à superfície incluem o que se acredita ser hematita, sílica e gípsio. Sulfatos férricos, que são mais solúveis, parecem ter sido dissolvidos e carregados pela água. Nenhum desses minerais aparece exposto na superfície.
"A falta de exposição na superfície indica que a dissolução preferencial de sulfatos férricos deve ser um processo relativamente recente e contínuo, já que o vento tem sistematicamente desbastado o solo e alterado as paisagens na região do Spirit", disseram os cientistas da Universidade Washington de St. Louis.
Os "Robôs gêmeos"- Spirit e Opportunity - chegaram a Marte em janeiro de 2004, para uma missão primária de 3 meses. Desde abril daquele ano, encontram-se em missões prorrogadas. Uma das rodas do lado esquerdo do robô quebraram uma crosta de solo rígido e passaram a girar em falso na areia fofa por baixo. A segunda parou de funcionar 7 meses mais tarde.
Os cientistas aproveitaram o período do Spirit no atoleiro para estudar as camadas de solo expostas pelo movimento das rodas.
Fonte: Estadão.com
Maior cruzeiro de turismo do mundo!
O estaleiro entregou nesta quinta-feira à Royal caribbean Internacional, na Finlândia, o cruzeiro "MS Allure of the Seas", com capacidade para 6.296 passageiros e 2,3 mil tripulantes.
Com a mesma configuração do MS Oasis of the Seas, o navio divide o título de maior do mundo com o irmão mais velho, que navega a quase um ano. As duas embarcações têm cerca de 360m de comprimento, 64m de largura, 65m de altura (acima da linha do mar), 16 andares e custaram mais de um bilhão de euros.
A viagem de estreia do novo transatlântico está marcada para o dia 5 de dezembro. Os passageiros poderão desfrutar de uma pista de patinação no gelo, quadra poliesportiva, carrocel, 4 piscinas, 10 hidromassagens, jardim, minigolfe, tirolesa e discotecas, entre outras atrações.
Para escolher o transatlântico: - a imagem acima é do MS Allure - à direita é o MS Oasis!
E... Boa viagem!!!
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Frase
"O plantio é livre, a colheita, obrigatória...
Preste atenção no que você está plantando,
pois será a mesma coisa que irá colher".
Preste atenção no que você está plantando,
pois será a mesma coisa que irá colher".
Confirmado: "Avatar" 2 e 3
Agora é oficial ! Depois de ter confirmado em entrevistas que estariam planejando duas sequências para o arrasa-quarteirão "Avatar", o diretor James Cameron e os estúdios da Fox fecharam acordo que prevê para 2014 e 2015 os lançamentos dos filmes. (ainda tá longe!!!)
"No segundo e terceiro filmes, que serão histórias fechadas que farão parte de um enredo maior, continuaremos a explorar os temas e os personagens de "Avatar", que tocaram os corações dos públicos de todas as culturas ao redor do mundo. Não vejo a hora de voltar a "Pandora", um mundo onde a nossa imaginação pode correr solta", disse o diretor à revista "Variety".
Fonte: Globo.com
Reabre o Museu de Arte Islâmica
Reabriu nesta segunda-feira, depois de sete anos de um projeto de renovação o Museu de Arte Islâmica, no Cairo (Egito).
As exibições do Museu mostram 1400 anos de história islâmica, desde a época do Califado de Umayyad (661-750) até o Império Otomano (1299-1923).
O prédio data do início do século 20, e guardava cerca de 3000 tesouros, muito mal identificados, incluindo cerâmicas, túmulos, portas, telas de madeira, mantos e tapetes.
"Diferente das Pirâmides e outros artefatos antigos, arte islâmica é uma área mais especializada. são obras de arte que precisam ser exibidas de maneira que possam ser adequadamente apreciadas", disse o diretor-geral do Museu.
Fonte: Folha.com
Maratona da Grécia comemora 2.500 anos
Atenas, a capital da Grécia, será sede neste domingo (31) de uma corrida que marca a data comemorativa da "Maratona". Vários atletas participam de eventos marcando o aniversário da corrida original da "Batalha de Marathon", que culminam na 28ª Clássica Maratona de Atenas, neste fim de outubro.
A história da prova data de 490 a.C., quando rolava a guerra entre atenienses e persas. A batalha precisava de reforços pelo lado grego, em número menor que os persas (algo parecido com a batalha das Termopilas, vista no filme 300). Os persas avançavam e estavam quase chegando a Marathon, quando o rei Dario solicitou reforços. O comandante do campo de batalha, Milciades, resolveu escalar um bom corredor entre os soldados - Pheidippides -, para a tarefa.
Ele foi até Atenas, 40 km de distância em terreno acidentado, e voltou com mais de 10.000 soldados de Atenas, e a batalha foi ganha. Milciades mandou então Pheidippides de volta para Atenas a fim de contar a boa nova. Ele foi, chegou em Atenas exausto e só conseguiu balbuciar "Niki" (vitória), caindo morto em seguida.
Essa é a versão dos fatos que os organizadores da maratona de Atenas adotam. Porém, existem outras versões para o fato.
O relato mais factível vem do historiador Heródoto. Nascido em 484 a.C., portanto 6 anos antes da batalha de Marathon, relata em suas "Histórias" que na verdade Pheidippides correu até Esparta, 233 km, recebeu um sonoro "Não" como resposta, porque os espartanos estavam em pleno festival de Artemis e só concordariam em encarar a briga depois de 9 dias quando chegaria a lua cheia.
Lá vai o atleta fazendo o caminho de volta no mesmo pique, trazendo a má notícia.
Os atenienses então resolveram partir para o ataque surpresa ao exército persa, ainda próximos de suas embarcações na planície de Marathon, distante 40 km do local onde as tropas estavam acampadas. Isso fez os persas recuarem. Depois da expulsão dos persas, chegam 2000 espartanos, e ficam impressionados com a vitória dos atenienses.
Em 1896, na 1ª Olimpíada da história, Pheidippides foi homenageado com a criação da maratona -, corrida de 40 km -, a mesma distância entre Marathon e Atenas.
Sem dúvidas esta história de Pheidippides - é a que dá o romantismo, e a simbologia das maratonas nos dias de hoje!!!
Sem dúvidas esta história de Pheidippides - é a que dá o romantismo, e a simbologia das maratonas nos dias de hoje!!!
Uma Curiosidade: Por que a maratona moderna tem a distância de 42.195 km??? Isso se deu pela primeira vez em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. O comitê organizador dos jogos estabeleceu esta marca para que a família real britânica pudesse ver a chegada da maratona, na sacada do Palácio de Windsor.
Fonte: Folha.com
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Espanhóis homenageiam o "polvo Paul"
Tristes pela morte de um dos heróis do país, o "profeta" polvo Paul, espanhóis foram rápidos e produziram nesta terça-feira mesmo uma faixa em homenagem ao molusco que acertou os resultados da Copa do Mundo da África do Sul, inclusive as vitórias da Espanha sobre a Alemanha, na semifinal, e Holanda na decisão.
Torcedores que foram ao estádio assistir à partida entre Ceuta e Barcelona, pela Copa do Rei, exibiram uma faixa com um pequeno desenho do animal, que morreu nesta terça-feira, na Alemanha, e uma frase: "Descanse em paz"!!!
Povos antigos inventaram nosso estilo de vida
Um bocado de coisas do nosso cotidiano teve origem na Antiguidade. Pense na democracia, que nasceu na Grécia. Ou no Direito, desenvolvido ao longo do Império Romano. E ainda na escravidão, uma cortesia dos babilônios. Para o bem ou para o mal, a civilização contemporânea é filhote do mundo antigo.
vem de lá diversos hábitos atuais, de ir ao médico a usar a calculadora. Até mesmo o pão é desta época - ele surgiu no Egito em cerca de 3.500 anos a.C.
O comércio internacional entrou no mapa graças aos gregos, na importação e exportação de vinho e óleo de oliva. E os concursos públicos já existiam em Atenas (eram realizados para cargos no fisco). Muito antes de Wall Street, os romanos negociavam títulos e ações. Eles tinham o mesmo ponto de encontro, um precursor do moderno pregão das bolsas de valores.
No século 3, Roma teve seu momento de pânico financeiro, marcado por uma grave recessão. Alguma dúvida quanto às semelhanças???
Nessa fase foram criada a Medicina, a Democracia e os ExércitosFonte: Aventuras na História
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Frase
"Não se preocupe com a distância entre seu sonhos
e a realidade; se você pode sonhá-lo , você pode
realizá-lo"!!!
e a realidade; se você pode sonhá-lo , você pode
realizá-lo"!!!
A Ciência a serviço das máquinas militares na Grécia Antiga
Acredita-se que os antigos gregos e romanos desprezavam o "trabalho manual" e tinham uma ciência puramente teórica, que não ligava para experimentos. Mas pelo menos em uma área esse lugar-comum não valia: na fabricação de catapultas. É o que argumenta a historiadora da ciência, do Imperial College de Londres.
Analisando os escritos de matemática com Filo de Bizâncio (século 3 a.C.) e Hero de Alexandria (século 1 a.C.), a historiadora chegou à conclusão de que as construções destas máquinas de guerra era um dos principais ramos da ciência antiga. "Era um estudo que combinava geometria, física e tecnologia", afirma.
O desenvolvimento das catapultas, também criou relações estreitas entre os governantes e os cientistas, como ocorre até hoje nas pesquisas de tecnologia militar dos Estados Unidos. Os pesquisadores ganhavam bem, mas às vezes também sofriam ameaças para criar equipamentos cada vez mais mortíferos para os campos de batalha.
Fonte: Aventuras na História
Maravilhas arquitetônicas do Cairo viram ruínas
Maravilhas arquitetônicas da cidade do Cairo, no Egito, estão sendo abandonadas ou demolidas para dar lugar a arranha-céus - uma nova realidade em uma cidade que já foi conecida como "a Paris do Egito".
No subúrbio de Heliopolis, desenvolvido a partir de 1908, mansões e palacetes existentes eram de encher os olhos. Em outras áreas da cidade, como a ilha de Zamalek, no Rio Nilo, a ousadia e experimentalismo do período produziu construções que eram verdadeiros palácios, onde se reunia a alta sociedade egípcia.
O governo vem adotando medidas para conservar o patrimônio arquitetônico da cidade. Uma dessas medidas é proibir a demolição dos casarões. Como resultado, os que não conseguiram vender suas casa abandonam as propriedades, esperando que um dia desabem.
O presidente da Organização Nacional para a Harmonia Urbana, uma iniciativa financiada pelo governo egípcio, vem trabalhando para persuadir a população a valorizar seu patrimônio. Mas ele admite que há outras grandes questões em jogo.
Cerca de 20 milhões de pessoas vivem no Cairo hoje. Para a maioria, preservar o passado arquitetônico da cidade não é prioridade!
Fonte: Estadão.com
ONU discute combate a extinção de animais no Japão
O pássaro "Cagu" -, uma espécie em extinção totalmente protegida na Nova Caledônia (sul do Pacífico), foi fotografada nesta segunda-feira dentro de um cercado no Centro de Preservação e Pesquisa em Yokohama, Tóquio, no Japão.
A instalação, localizada na zona de reprodução do Jardim Zoológico de Yokohama, está fechada ao público para permitir que as espécies em perigo selecionadas possam se reproduzir em ambiente adequado, segundo o centro.
Negociadores de 190 países estão presentes em Nagoya para a reunião da ONU que vai discutir formas de combater a extinção crescente de animais e plantas por causa da poluição, mudança climática e perda do habitat.
Fonte: Globo.com
domingo, 24 de outubro de 2010
Frase
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser
da Criação, seja animal ou vegetal... ninguém precisará
ensiná-lo a amar seu semelhante".
da Criação, seja animal ou vegetal... ninguém precisará
ensiná-lo a amar seu semelhante".
Concurso - Fotos da Vida Selvagem
A foto vencedora da edição 2010 do "Wildlife Photographer of the Year" mostra o trabalho de "Formigas comendo uma folha verde"
Fotos de pelicanos na Grécia rendeu ao fotógrafo Jari Peltomäki uma menção honrosa na categoria: "Espécies Ameaçadas"
O flagrante capturado pela sul-africana Bridgena Barnard venceu na categoria:
"Comportamento: Mamíferos"
Entre as fotos selecionadas pelo concurso o "close" de um jacaré feito no Pantanal pelo fotógrafo brasileiro Marcelo Krause recebeu menção honrosa na categoria:
"Mundo Subaquático".
O fotógrafo norueguês Eirik Gronningsaeter transformou um urso polar na estrela da categoria:
"Retratos de Animais"
sábado, 23 de outubro de 2010
Degelo no Ártico está em nível considerado crítico
A temperatura no Ártico voltou a subir e a calota de gelo polar está num dos níveis mais baixos já registrados, revela um estudo publicado essa semana pela Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Pela última avaliação anual, o "aquecimento do Ártico tem mostrado efeitos generalizados, contínuos e dramáticos".
Um grupo de 69 cientistas de oito países afirma, por exemplo, que as intensas nevascas que atingiram as regiões Nordeste e Meio-atlântico dos EUA, entre dezembro de 2009 e fevereiro deste ano, estavam relacionados ao aquecimento do Ártico. Conforme o estudo, há desaceleração do aumento das temperaturas na região em 2009, mas no primeiro semestre de 2010 o aquecimento chega perto de seu nível recorde, com leituras mensais ficando em média quatro graus acima do normal no Norte do Canadá. Ao mesmo tempo, a calota de gelo no Ártico apresentou sua terceira menor extensão em 30 anos.
"Mudanças climáticas abruptas apresentam riscos potenciais para a sociedade que ainda são muito pouco compreendidas", destacaram os autores do relatório.
56ª Feira do Livro de Porto Alegre
Com 18 dias de duração, a maior feira do livro a céu aberto do continente, realizada na Praça da Alfândega - que ainda estará passando por reformas devido ao projeto "Monumenta" -, foi mantida no local tradicional com algumas adaptações informou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Manoel Maldaner Carneiro.
Mesmo com as obras no local a 56ª Feira vai manter o espaço que se tornou tradicional ao longo de suas edições: o eixo da rua dos Andradas. Para interligar o trecho da rua dos Andradas ao restante da feira, os visitantes poderão optar pelas vias de acesso lateral que circundam a praça ou através de uma passarela que será construída para o evento.
Neste ano, a feira terá uma ênfase na "Ciência e no Conhecimento Através dos Livros".
Considerada este ano pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, como patrimônio imaterial da cidade, a feira está com um rosto dos mais gaúchos possíveis. Seu patrono, o folclorista - Paixão Côrtes - Ícone da cultura gaúcha, modelo do monumento Laçador, erguido em 1958, principal símbolo de Porto Alegre. Com seus livros, ele buscou resgatar e compilar as tradições folclóricas para mostrar aos outros quem somos nós.
Responsável pelo renascimento do tradicionalismo, é o idealizador da Chama Crioula, do Candieiro Crioulo e das comemorações da Semana Farroupilha, desde 1947. Publicou uma série de livros, que hoje são considerados clássicos da cultura gaúcha. Ele estará nestes 18 dias de feira, ao lado dos 110 expositores na Área Geral; 30 na Área infantil e Juvenil; e 15 na área Internacional -, num espaço de mais de 24 mil metros quadrados - maior que a realizada no ano passado.
Entre as presenças internacionais, destaques para a escritora portuguesa Inês Pedrosa, o norte-americano Benjamim Moser, a escritora Judith Katzir, de Israel; o francês Antoine Vitkine; e o alemão Ulrich Peltzer.
Do Brasil - Carlos Heitor Cony, Guilherme Fiúza e Lira Neto; Ricardo Kotscho, Jacob Pétry, Fernando Reinach; Luis Eduardo Soares; Wagner de Assis e o cantor Lobão, com livro.
A Feira do Livro de Porto Alegre inicia no dia 29 de outubro e o término será no feriado do dia 15 de novembro.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Frase
"Não me dêem fórmulas certas, porque eu não vou
acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou
seguir meu coração.
Não me façam ser o que não sou, não me convidem
a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a
mesma para Sempre"!
(Clarice Lispector)
acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou
seguir meu coração.
Não me façam ser o que não sou, não me convidem
a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a
mesma para Sempre"!
(Clarice Lispector)
Agência Europeia faz seminário sobre asteroides
A Agência Espacial Europeia (ESA) vai reunir, na próxima semana, cientistas e astronautas para um seminário sobre como os governos da Terra deveriam reagir no caso de uma ameaça concreta de colisão de um grande asteroide com nosso planeta. "A série de oficinas tem como foco os planos e recomendações para coordenação global e resposta no caso de um asteroide ou outro objeto ser descoberto como uma ameaça de impacto", disse o coordenador da ESA.
A reunião de três dias será realizada no Centro Europeu de Operações Espaciais, em Darmstadt, na Alemanha.
Os participantes vão revisar as informações mais recentes sobre pesquisas a respeito de asteroides e de objetos que se aproximam da órbita da Terra. Também analisarão cenários teóricos de impacto.
O seminário vai definir metas de planejamento que serão integradas a um relatório final das Nações Unidas sobre o assunto.
O novo Supertelescópio PS1, equipado com a melhor câmera digital do mundo e que se tornou operacional em junho, descobriu um asteroide que chegará a 6 milhões de km da Terra. O objeto tem cerca de 50 m de diâmetro e foi encontrado em imagens de setembro, quando se encontrava a 30 milhões de km.
"Embora esse objeto em particular não vá atingir a Terra no futuro imediato, a descoberta mostra que o Pan-Starrs é o sistema mais sensível dedicado a descobrir asteroides potencialmente perigosos", disse, em nota, um membro do Consórcio Científico PS1. Eles esperam que o sistema vá detectar dezenas de milhares de novos asteroides a cada ano, e com precisão suficiente para calcular suas órbitas.
De olho no céu!!!
Fonte: Estadão.com
Coliseu Romano - novas áreas de visitação foram restauradas
Mais duas áreas da principal arena do Império Romano foram abertas ao público, após intenso trabalho de restauração. A que deve chamar mais atenção fica no subsolo - as masmorras subterrâneas, soterradas desde o século V - onde gladiadores, escravos e animais como tigres e leões eram enjaulados e permaneciam antes dos combates mortais. De lá eram levados à arena central por elevadores, para ficar diante das numerosas platéias romanas.
Considerado um dos grandes feitos da arquitetura antiga, o subsolo do Coliseu será aberto a visitação pela primeira vez. O publico terá a chance de descer para o interior desses locais onde os jogos eram organizados. Antes só 35% de sua área era liberada aos turistas, disse a diretora do local.
O tour pelas "entranhas" do Coliseu começa pela Porta Libitina, também conhecida como "Portão da Morte". Através dela os corpos dos mortos em combate eram carregados para fora do anfiteatro.
Ali, não eram realizados só combates de gladiadores, lutas e execuções públicas. O anfiteatro Flaviano (nome oficial) chegou a servir de palco para reprodução de batalhas históricas, inclusive navais, graças a um engenhoso sistema de irrigação que permitia que a arena central fosse inundada e esvaziada.
Iniciada pelo imperador romano Vespasiano, a construção do Coliseu foi concluída em 81. E, durante 500 anos em que foi usado, chegou a receber públicos de até 50 mil pessoas sentadas.
A outra área liberada à visitação fica no alto das ruínas, chamada de terceira camada da construção onde ficavam os toldos que faziam sombra aos espectadores. Agora podem ser usados como mirante.
Fonte: Globo.com
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Frase
"Antes de falar, escute. Antes de escrever, pense.
Antes de gastar, ganhe. Antes de julgar, espere.
Antes de rezar, perdoe. Antes de desistir, TENTE"!
Antes de gastar, ganhe. Antes de julgar, espere.
Antes de rezar, perdoe. Antes de desistir, TENTE"!
Tanto faz "alongar" antes de exercícios físicos
O alongamento já foi considerado requisito para a prática de exercícios e preservação de lesões. Tornou-se popular como uma forma de recompensar os músculos massacrados por corridas, levantamento de peso ou pelo pula-pula da aeróbica.
A relação parece óbvia: contraiu? Agora, alongue! Mas como quase nada no funcionamento do corpo é assim tão simples, a corda começou a esticar para os defensores da causa.
O tipo de alongamento depende do objetivo e do corpo de cada pessoa. Nos últimos anos, surgiram estudos mostrando que se alongar antes do exercício, além de não prevenir lesões, eleva o risco de que ocorram.
Para complicar a vida de quem busca uma regra clara - alongar ou não - a última pesquisa sobre o tema chegou à decepcionante conclusão que ... tanto faz!
O maior estudo sobre alongamento feito até hoje, envolvendo 1400 pessoas de 13 a 60 anos, mostrou que o número de lesões entre quem se alongou ou não antes de correr foi estatísticamente igual.
Feita pela organização governamental para corrida e caminhada "Track and Field", a pesquisa foi um balde de água fria para as correntes pró e contra alongamento. Ele nem previne nem induz lesões, afirmaram os autores do trabalho.
Na realidade, as pessoas usam o alongamento como se fosse aquecimento para as atividades físicas, mas ele é no máximo uma parte dele, e com efeito muito pequeno!!!
Fonte: Folha.com
Dentro de Cratera Lunar: estimativa de bilhões em volume de água e vestígios de prata
Em 2009, a Nasa (Agência espacial norte-americana) localizou uma cratera lunar que poderia conter água, mas não sabia o tamanho da descoberta. Agora, novas pesquisas apontam que há cerca de 150 litros de gelo e vapor, que à primeira vista pode não parecer muito - é o que uma máquina de lavar comporta - , mas é o dobro do volume que os pesquisadores esperavam encontrar.
A descoberta vai contra todo o argumento anterior de que a Lua é seca e um lugar desolado que não tem água.
Segundo o chefe da missão da Nasa, calcula-se que pode haver 4 bilhões de litros na cratera, o que seria suficiente para encher 1500 piscinas olímpicas. A estimativa representa apenas o que os cientistas puderam observar depois de um impacto acidental do satélite de Sensoriamento e Observação de Cratera Lunar ao Polo Sul da Lua, em 9 de outubro do ano passado.
Ele explicou que havia umidade no local onde ocorreu o impacto, levando a crer que mais crateras com água podem existir também no polo norte lunar.
O solo lunar também é mais rico do que se pensava até agora, com vestígios de prata em meio a uma mistura complexa de elementos e componentes encontrados dentro de uma das crateras da Lua, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.
Pesquisadores da Brown University, que analisaram partículas de poeira lunar, obtidas por uma colisãoorganizada pela Nasa no ano passado, descobriram uma surpreendentemente rica mistura, que, além de prata e água, inclui compostos como hidroxil, monóxido de carbono, dióxido de carbono, amônia e sódio livre.
As partículas lunares foram coletadas quando um foguete da Nasa atingiu a Lua cerca de um ano atrás, dando a cientistas a oportunidade de aprender sobre a composição do solo nos polos da Lua, algo que nunca havia sido examinado.
Fonte: Folha.com
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Evidências sobre universo paralelo
Evidências sobre universo paralelo podem surgir em breve, dizem os cientistas do Cern. Os físicos que investigam a origem do universo esperam ter no ano que vem, as primeiras provas da existência de conceitos caros aos escritores de ficção científica, como mundos ocultos e dimensões extras.
A medida que o Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Cern, nas proximidades de Genebra, na Suiça, opera com força maior, eles falam cada vez mais sobre uma "Nova Física" no horizonte, que poderia mudar por completo os pontos de vista atuais sobre o universo e o seu funcionamento: "Universos paralelos, formas desconhecidas de matéria, dimensões extras... Isso não é coisa de ficção científica barata, mas teoria física muito concreta que os cientistas tentam confirmar com o LHC e outros experimentos" - escreveram os integrantes do Grupo de Teoria do Centro Internacional de pesquisas no boletim direcionado aos funcionários do Cern este mês.
Enquanto as partículas se chocam no vasto complexo subterrâneo do LHC a energias cada vez maiores, os "extra bits do universo - se é que eles existem como o previsto - poderão ser vistos no computador", afirmam os teóricos.
As colisões recriam o que aconteceu numa minúscula fração de segundos após o "Big Bang" primordial, há 13,7 bilhões de anos atrás, que gerou o universo que conhecemos hoje e tudo o que ele contém.
Depois de séculos de observações cada vez mais sofisticadas da Terra, apenas 4% do universo é conhecido - o restante é formado pelo que tem sido chamado de matéria escura (porque são invisíveis).
Fonte: Folha.com
terça-feira, 19 de outubro de 2010
DNA de Luis XVI ???
Um grupo de cientistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) acredita ter recuperado o DNA de uma suposta amostra de sangue do monarca francês Luis XVI. Esse material estava conservado dentro de uma casca de abóbora que está em posse de uma família italiana há mais de um século.
Segundo o coordenador da equipe - do Instituto de Biologia Evolutiva -, foi localizado o DNA mitocondrial e o cromossomo que supostamente eram do sangue do rei francês.
A mostra analisada corresponde a de um homem europeu cujos dados genéticos procedem de linhagens difíceis de encontrar nas bases dos dados atuais. Para lembrar:
Luis XVI casou aos 16 anos com Maria Antonieta da Áustria. Quando subiu ao trono em 1774, estava com 20 anos, as finanças reais não estavam em boa situação e assim permaneceu até eclodir a Revolução Francesa, altura em que o rei foi deposto.
Não pôde nem evitar a Revolução, apoiando as reformas econômicas e sociais propostas, nem tornar-se líder popular, por não conseguir compreender as aspirações do povo.
A monarquia foi abolida em 21 de setembro de 1792. Luis XVI desmoralizado, foi acusado de traição e condenado à guilhotina em 21 de janeiro de 1793. A rainha consorte foi executada seis meses depois.
Fonte: Folha.com
Textos Bíblicos do Mar Morto serão publicados na Internet
O Departamento Israelense de Antiguidades e o Google anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um projeto para divulgar na internet, os manuscritos do Mar Morto, que contém alguns dos mais antigos textos bíblicos.
Este plano tem por objetivo disponibilizar gratuitamente esses documentos, que possuem cerca de 2000 anos. "É a descoberta mais importante do século 20 e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século 21", afirmou o responsável pelo projeto, em Jerusalém.
A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia multiespectral desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana. As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados e traduções dos textos colocados à disposição.
Acredita-se que os 900 manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, no Mar Morto, constituem uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos. No material encontrado, há pergaminhos e papiros com textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, assim como o Antigo Testamento mais velho que se conhece.
Fonte: Folha.com
Os selos raros de Audrey Hepburn
Uma folha com dez raros selos postais mostrando a atriz Audrey Hepburn fumando um cigarro foram leiloados em Berlim, Alemanha, por 430 mil euros (mais de 1 milhão de reais).
A imagem mostra a estrela em cena do filme "Bonequinha de Luxo", de 1961, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte.
Os selos foram destruídos depois que os herdeiros da atriz belga ganharam o processo contra o serviço postal alemão, que imprimiu 14 milhões de selos sem seu consentimento.
Um terço do valor arrecadado no leilão vai para a UNICEF, entidade em que a atriz atuou como embaixadora entre 1988 e 93, quando ela faleceu.
O resto será entregue ao "Audrey Hepburn Children's Fund", entidade criada em 1994 pelos filhos da atriz e que promove educação de crianças da África subsaariana.
Fonte: Veja online
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Sítios Arqueológicos em perigo...
Ao menos dez sítios históricos ao redor do mundo correm o risco de sumir nas próximas décadas por falta de administração ou negligência dos governos e da população, apontou um levantamento da organização "Global Heritage Fund" (GHF). Eles afirmam que quase 200 sítios arqueológicos de países em desenvolvimento são mal cuidados e estão sendo destruídos aos poucos.
Entre eles estão Nínive ao norte do Iraque, (foto à esq.) que já foi capital do Império Assírio, hoje corre o risco não por causa da guerra no país, mas por leis frouxas que permitiram a construção de edifícios modernos em cerca de 40% de seu território.
Já as ruínas de Ani, na Turquia - (foto à dir.)remontam do século XXI e é provavelmente um dos dez sítios arqueológicos mais importantes do mundo, tanto quanto Machu Picchu, no Peru.
Entre outros sítios que correm risco de desaparecer estão:
Mahasthangarh - Bangladesh
El Mirador - Guatemala
Palácio de Sans-Souci - Haiti
templos Maluti - Índia
Ilha de Lamu - Quênia
Famgusta - Chipre
Taxila - Paquistão
Intramuros e Forte Santiago - Filipinas
Chersonesos - Ucrânia
Lamentável!!!
Conferência sobre Biodiversidade
Na abertura da 10ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (Cop-10), o diretor do programa para o meio ambiente das Nações Unidas (ONU), Achim Steiner, foi enfático ao afirmar que o homem está acabando com a vida na Terra - "Este é o único planeta no Universo em que sabemos que existe vida como a nossa e estamos destruindo as bases que a sustentam" - alertou.
O encontro começou nesta segunda-feira em Nagoya, no Japão, e termina no dia 29. Durante as próximas semanas, representantes de 193 países vão avaliar as metas de preservação ambiental assumidas para este ano e definir quais serão os próximos objetivos até 2020.
O tom pessimista pôde ser observado ainda nos discursos de outras autoridades e especialistas na área ambiental, que chegaram a afirmar que o mundo caminha na mesma proporção do período em que os dinossauros desapareceram da Terra.
"Toda a vida na Terra existe graças aos benefícios da biodiversidade, na forma de terra fértil e água e ar limpos. Estamos próximos de perder o controle se não fizermos grandes esforços para consevação do que dispomos.
A boa notícia é que quando nós promovemos a conservação ela realmente funciona! Precisamos fazer muito mais para proteger áreas, particularmente os mares", disseram!!!
Nestas conferências todos os países concordam em preservar. Quando voltam para casa, ninguém abre mão do "crescimento econômico", sem o mínimo de preocupação ambiental. As metas acordadas, nunca são alcançadas... Haverá um dia em que os acordos serão respeitados???
Fonte: O Globo
sábado, 16 de outubro de 2010
Horário de Verão
O horário de verão começa à 0h de domingo (17) no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, vigorando até o dia 20 de fevereiro de 2011.
Com a mudança de horário, os médicos especialistas , sugerem também uma readaptação de hábitos alimentares.
Recomendam que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando "situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite".
Evitar o consumo de café ou chá preto; alimentar-se demais no jantar e praticar exercícios extenuantes neste horário.
Segundo eles, o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio.
Taí a dica, para o organismo se readaptar ao novo ritmo.
Assinar:
Postagens (Atom)