sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Avançado degelo do Ártico abre duas rotas navegáveis

A cobertura de gelo marinho do oceano Ártico registrou níveis mínimos, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, 26, pela Agência Espacial Europeia (ESA), que revelam que pela segunda vez na história se abriu para navegação a Passagem do Noroeste, que se soma à Rota do Mar do Norte.
A abertura dessa passagem pode ser um atalho para a navegação entre a Europa e a Ásia, embora possam surgir reivindicações de soberania e a possibilidade de que espécies marinhas migrem através do Oceano, de acordo com os cientistas da ESA.
É a segunda vez que ambas as passagens se abrem no Ártico desde que começaram as observações científicas com satélites na década de 1970, da mesma forma que ocorreu pela primeira vez em 2008. Isto indica que a "velocidade" com que o degelo é produzido se acelerou e avança para níveis históricos, dizem os especialistas.
"Estamos em uma nova etapa, com muito menos gelo do que antes do "verão", explica o pesquisador do Instituto Meteorológico Dinamarquês Toudal Pedresen, que afirma que nos últimos cinco verões foram observadas as menores coberturas geladas nunca antes registradas".
Os cientistas temem que em poucas semanas o recorde de perda de gelo de 2007 seja batido, quando no mesmo oceano se abriu pela primeira vez uma passagem navegável e foram contabilizados apenas 4,2 milhões de quilômetros quadrados de água gelada, metade do início dos anos 1980.
Em 2007, aconteceu uma série de condições meteorológicas incomuns, como a chegada de ventos quentes à região central do Ártico, provocando um forte degelo.
O clima não se comportou da mesma forma este ano, mas a adiantada abertura das vias de navegação sugere que poderíamos estar a ponto de bater um novo recorde de perda de gelo, acrescentaram os cientistas da Agência Espacial Europeia.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário