sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Carta de Ghandi para Hitler

No dia 23 de julho de 1939, Mahatma Ghandi, o líder pacifista do processo de independência da Índia, mandou uma carta a Hitler, presidente da Alemanha e que tinha acabado de comandar a invasão da Polônia.
Na carta, o indiano pede ao alemão que evite a guerra, como conselho que alguém que tenha feito isso e teve sucesso. A carta, no entanto, foi interceptada pelo governo britânico e nunca chegou nas mãos de Hitler.

"Em Warda
Querido amigo
Amigos têm me pedido com veemência que eu lhe escreva para o bem da humanidade.
Mas eu tenho resistido a esse pedido, pois eu sinto que qualquer carta minha para você
seria impertinente. Algo me diz que eu não devo hesitar sobre isso e devo fazer meu apelo,
que pode valer a pena.
Está bem claro agora que você é o único homem no mundo que pode impedir a guerra que
poderá levar a humanidade ao estado selvagem. Você deve pagar esse preço por algo, por
valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de
lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, antecipo minhas
desculpas, caso tenha errado em escrever para você.
Eu permaneço
Seu sincero amigo
M.K. Ghandi

HERR HITLER
BERLIM
ALEMANHA"

Se esta carta tivesse chegado às mãos de Hitler, será que a  história teria tido um outro desfecho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário