sábado, 27 de agosto de 2011

Florestas artificiais vão absorver gás carbônico da atmosfera

Enquanto os efeitos do aquecimento global se tornam cada vez mais iminentes, governantes e ambientalistas de vários países debatem a redução das emissões de carbono. Mas pesquisadores do Instituto de Engenheiros Mecânicos do Reino Unido (IMEchE) estão focados na outra ponta da questão: como retirar o excesso de gás carbônico (CO2) presente na atmosfera?
Vem daí o conceito de floresta artificial criado pelos engenheiros do IMEchE. Em um futuro breve, a qualidade do ar que respiramos vai depender destes redutos de "árvores" tecnológicas que, na imagem de divulgação do estudo, mais parecem mata-moscas gigantes.
É que, no ciclo natural do carbono, cabe às florestas a absorção do CO2 presente na atmosfera. No entanto, como a derrubada de áreas de mata por meio de queimadas tem sido intensa (inclusive na Amazônia Brasileira), a geo-engenharia pode ser a solução.
As estruturas imaginadas pelos pesquisadores utilizariam processos químicos ou até mesmo algas (que absorvem o carbono naturalmente) para retirar o elemento químico em demasia na atmosfera. A tecnologia para esses aparatos já existe, assegura o IMEchE, mas a maioria ainda está em estágio inicial. Precisa mais pesquisa...É um começo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário