quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Metade da Europa Ocidental é "parente" de Tutancâmon

Metade de todos os homens da Europa ocidental é "parente" do antigo faraó egípcio Tutancâmon. É o que aponta o estudo de cientistas de um centro de genealogia na Suiça, que reconstruíram o perfil genético do faraó que comandou o Egito há 3 mil anos, seu pai Akhenaten, e o avô Amenhotep.
Os resultados mostram que Tutancâmon pertenceu a um grupo de perfil genético conhecido como R1b1a2, o mesmo de metade dos homens da Europa Ocidental - 70% no caso de britânicos e espanhóis e 60% no dos franceses. Isso quer dizer que todos esses indivíduos compartilham um mesmo ancestral.
Com tantos parentes na Europa, é de se imaginar que a maior parte do Egito, terra natal do antigo faraó, também seja "parente" do faraó. Mas não. Menos de 1% dos egípcios pertencem ao mesmo grupo genético, de acordo com iGENEA, o centro suiço que realizou o estudo.
Os especialistas acreditam que o ancestral comum viveu no Cáucaso, uma região na fronteira da Ásia com a Europa, há 9.500 anos. Estima-se que a migração do grupo R1b1a2 para a Europa começou com a disseminação da agricultura há 9 mil anos. Contudo, os pesquisadores não sabem como a linguagem paterna de Tutancâmon foi parar no Egito. Agora a iGENEA está utilizando exames de DNA para procurar os parentes vivos mais próximos do faraó egípcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário