segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cientistas ficam mais longe do Bóson de Higgs

Se o Bóson de Higgs existe, restam pouquíssimos lugares para ele se esconder. Conhecida como a "Partícula de Deus", ela só existe, até hoje, na teoria. A partícula, que em tese confere massa à matéria, ainda não foi encontrada e é o principal assunto na divulgação dos últimos resultados do Grande Colisor de Hádrons (LHC), apresentado nesta segunda-feira, em Mumbai, na Índia.
Descobrir se a partícula existe ou não é um dos principais objetivos do LHC, e os cientistas esperam alcançá-lo ainda em 2011.
O Bóson de Higgs foi postulado na década de 1960 para explicar porque as partículas fundamentais do Modelo Padrão da Física têm massa. Teoricamente, é uma peça-chave para o funcionamento do modelo. Se ele não existir, os físicos terão que procurar uma explicação melhor para o funcionamento das engrenagens fundamentais da natureza.
De acordo com os pesquisadores do acelerador de partículas, localizado na fronteira entre a Suiça e a França, não há nada ainda apontando para a existência do Bóson de Higgs. Resultados recentes, que haviam sido tomados como pistas da partícula, acabaram creditados a flutuações estatísticas.
Contudo, é cedo para descartar a teoria. É possível que a partícula ou versão mais simples dela (algumas teorias descrevem várias partículas desse tipo) seja encontrada ainda dentro do alcance dos sensores do LHC, mas numa faixa mais estreita para as buscas. Os físicos esperam que o suspense da partícula seja superado até o fim do ano.
COMO FUNCIONA O BÓSON DE HIGGS
Há muito tempo, os cientistas acreditavam que o átomo era a unidade indivisível da matéria. Com a ajuda de aceleradores de partículas, como o Grande Colisor de Hádrons, a ciência descobriu que o átomo é o resultado da interação de partículas ainda mais fundamentais. Ao todo são 16: 12 partículas de matéria e 4 portadoras de força.
A grande questão é que nenhuma dessas partículas possui massa. Isso quer dizer que os cientistas ainda não sabem o que daria "materialidade" ao mundo. Para resolver essa questão, Peter Higgs e outros físicos criaram o conceito do Bóson de Higgs, uma partícula fundamental para explicar como as outras partículas ganharam massa.
O Bóson de Higgs funcionaria como agregadora de elétrons e prótons e de todas as outras partículas fundamentais, que formam o átomo e assim por diante. Perto dessas partículas, ele as concederia massa. Afastados do Bóson, elas não têm massa. Mas o Bóson de Higgs, mesmo afastado das outras partículas, continua sendo, ele também, uma partícula.
Fonte: Veja.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário