quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nave russa com suprimentos para estação espacial explode

O cargueiro Progress que transportava suprimentos para seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional não conseguiu alcançar a órbita prevista -, fragmentos do cargueiro caíram no distrito Choiski, na República de Altai, na Sibéria. Moradores afirmam que vidros foram quebrados com o impacto da explosão.
A agência espacial russa Roscosmos confirmou que o cargueiro russo Progress M12-M não havia alcançado sua órbita. Segundo dados preliminares, houve uma falha nos sistemas dos motores.
Ele foi lançado do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão nesta quarta-feira e seria acoplado à ISS na próxima sexta-feira. Carregava 2,9 toneladas de comida e combustível para a estação espacial.
A estação tem suprimentos para 2 ou 3 meses, no entanto, o acidente ameaça atrasar o lançamento da próxima tripulação, daqui a um mês. Isto porque a cápsula não tripulada que falhou no lançamento é semelhante a que será utilizada para transportar astronautas à ISS.
A Rússia perdeu o contato com a nave, poucos minutos após seu lançamento. O artefato, não atingiu a órbita correta devido a uma falha nos motores do foguete portador Soyuz-U.
Sem os ônibus espaciais, a Nasa está contando com a Rússia, Europa e Japão e empresas privadas americanas, para manter a estação abastecida.
Após a retirada dos ônibus, de 30 anos de serviço, os EUA ficaram sem um veículo próprio para viajar à ISS e dependendo das naves russas, que realizam várias viagens por ano para levar oxigênio, combustível, alimentos e diversos equipamentos.
Enquanto isso, nos EUA começou a corrida espacial privada e 10 empresas disputam para ser a primeira a desenvolver um veículo alternativo privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário