quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uma alternativa para a falta de água

Os cientistas de Yale planejam mudar todo o processo de dessalinização da água dos oceanos, para resolver o problema de falta de água potável. A água salgada passaria por membranas antes, durante e depois do processo de osmose reversa.
Atualmente a água, cheia de sujeira orgânica, deixa os filtros sujos e é muito caro limpá-los. Caso a água não suje tanto esses filtros, os custos despencariam e as usinas de dessalinização, que hoje quase não são levadas em conta pelo alto custo e baixo rendimento, poderiam começar a ser construídas em diversos países.
Com o aumento da população mundial, o problema da falta de água potável para todos é cada vez maior - as previsões apontam que em 2015, 1,8 bilhão de pessoas irão viver em áreas com escassez do líquido. A solução definitiva é utilizar a quase inesgotável fonte dos oceanos para suprir essa demanda. Por enquanto, o processo de dessalinização ainda é muito lento e precário e não é capaz de prover água para a população mundial.
Por isso, esse estudo divulgado pela Universidade de Yale é tão importante. Os responsáveis pelo estudo tentaram chamar a atenção em um comunicado à imprensa para a importância de que as pesquisas na área se aprofundem. O projeto depende de novos materiais, novas químicas, mas acreditam que é esse o caminho a ser seguido. O problema de falta de água só irá piorar e o preparo para enfrentar esse desafio com uma tecnologia sustentável tem que ser enfrentado.
No início do mês, Israel anunciou que irá construir uma usina de dessalinização de muitos milhões. Ela irá se juntar a outras quatro usinas do mesmo tipo e faz parte da meta do país de ter de três quartos de sua água provindos do oceano.
Fonte: Galileu.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário