Além de terem sido absolvidos da acusação de carrascos da fauna marinha do Triássico, os vulcões são cada vez mais bem vistos do ponto de vista ambiental. É o que atesta outro estudo publicado pela Science. Segundo pesquisadores do Centro Nacional de Administração Marítima e Atmosférica dos EUA, as partículas expelidas por esses gigantes enfurecidos ajudaram a desacelerar o aquecimento global nos últimos 15 anos.
Os pesquisadores estudaram os efeitos da erupção de 1991 do Monte Pinatubo, nas Filipinas, a maior do século 20. Os gases liberados com larvas e cinzas formam uma barreira natural na estratosfera, mesma camada em que se acomodam as partículas de ozônio, ajudando a filtrar o calor que entra na Terra.
Embora muito ignorados nos cálculos climáticos, esses gases ajudam a arrefecer a suprefície terrestre, refletindo parte da luz solar - sem as partículas, o planeta seria 20% mais quente, explica o estudo.
O resfriamento das regiões em que estão localizados os vulcões já é bastante conhecido, no entanto, nunca tínhamos avaliado essa variável ao longo do tempo e do espaço, afirmaram os cientistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário