terça-feira, 2 de agosto de 2011

Clássicos do cinema que não ganharam o "Oscar"

Desde o início da história do Oscar, omissões importantes e supostas injustiças deixam duas coisas bem claras: A primeira é que nem sempre são compreensíveis os critérios da Academia. A segunda é que nem sempre filme bom é filme premiado.
Em 1999, "Shakespeare Apaixonado" ganhou 7 estatuetas na festa do Oscar - inclusive a de melhor filme. Até hoje, a vitória desta comédia romântica é motivo de controvérsia entre os cinéfilos, principalmente por causa da concorrência de peso naquele ano.
Na categoria principal, concorriam "Elizabeth", "A Vida é Bela" (de chorar de lindo!) e o favorito "O Resgate do Soldado Ryan".
Eis alguns clássicos do cinema Hollywoodiano que também não ganharam estatuetas:.

TEMPOS MODERNOS (1936)
Esse filme de Charles Chaplin satiriza a sociedade industrial consumista por meio do personagem ingênuo que pira na batatinha enquanto trabalha em uma fábrica. A famosa cena da "máquina de comer", que diminuiria o tempo de refeições do trabalhador é hilária e claro: dá tudo errado.
"Tempos Modernos" é considerado um dos melhores longas de Chaplin e foi completamente ignorado pela Academia.

RELÍQUIA MACABRA (1941)
Nesse filme foram inaugurados os elementos clássicos do "film noir": o detetive particular ambíguo, a narração em off, a sala do investigador com plaquinha na porta, a secretária típica, os vilões estranhos...
O filme até chegou a ser cogitado, mas perdeu, assim como o clássico "Cidadão Kane".


CANTANDO NA CHUVA (1952)
Um dos maiores dançarinos do cinema, cantando, dançando sendo gravado sem cortes, no chão molhado, com muito sapateado e groove.
O resultado é a cena clássica do filme. (É o clássico dos clássicos...)
Fora o arraso da cena, o filme é interessante por contar a história dos bastidores da indústria cinematográfica quando os "filmes falados" começaram a substituir os "filmes mudos".
Muita música e dança. Mas na noite do Oscar, o filme perdeu até o prêmio de Melhor Trilha Sonora para o quase esquecido "Meu Coração Canta".


DOUTOR FANTÁSTICO (1964)
Uma sátira à realidade assustadora da Guerra Fria. O filme foi lançado quando ainda havia um medo geral (e real) de que, a qualquer momento, o mundo pudesse explodir. No final, personagens paranóicos e icônicos - a maioria interpretada por Peter Sellers - destroem a Terra. E, Kubrick perde o Oscar para o musical "Minha Querida Prima".
Kubrick também perde o Oscar por "Laranja Mecânica" e "2001: Uma Odisséia no Espaço" (neste filme ganhou só efeitos especiais).


PSICOSE (1960)
Hitchcock, o mestre do suspense, NUNCA ganhou Oscar de Melhor Direção. Esta deve ter sido a maior injustiça já praticada na indústria cinematográfica mundial.
Em "Psicose", a famosa cena do assassinato no chuveiro é tão icônica que virou aula de cinema.
Trilha sonora, edição de imagens, movimentos de Câmera...tudo casa perfeitamente. Naquele ano, o mestre do suspense perdeu a estatueta para o filme "Se Meu Apartamento Falasse".


ERA UMA VEZ NO OESTE (1968)
Um dos maiores faroestes de todos os tempos. A gaitinha de um dos cowboys cria um clima todo especial para o filme, como dá para perceber na cena inicial.
Este filme sequer chegou a figurar nas listas de indicados ao Oscar.

Sabe-se que a lista de injustiçados no Oscar é bem extensa. Pesquisaremos outros...

Um comentário:

  1. Alfred Hitchcock e Stanley Kubrick foram indicados ao Oscar, mas nunca ganharam.

    E agora me diz: existe injustiça maior que essa?

    ResponderExcluir