quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curiosity vai fazer análise de amostra do solo de Marte

O jipe-robô Curiosity vai analisar a primeira amostra de solo de Marte. Nos últimos 10 dias, vários pequenos pontos de um material brilhante foram observados pelo jipe-robô. Um deles media 1,3 centímetros e foi noticiado na semana passada. Pesquisadores da Nasa chegaram a achar que podia ser uma peça que tinha se desprendido do equipamento, mas em coletiva de imprensa afirmaram que não se tratava de material vindo da Terra.
A amostra é uma pequena parcela de solo, do tamanho de uma aspirina infantil, da terceira escavação coletada pelo Curiosity.             
A análise será feito pelo Chemin, instrumento de química e mineralogia, que vai determinar os minerais contidos na amostra. De acordo com a equipe da Nasa, o uso deste instrumento significa um avanço nos dados obtidos até agora na missão.
Os pesquisadores agora querem analisar outras áreas do terreno. “Devemos mudar para outra área de escavação e pegar outras imagens. Acreditamos que estas partículas não são encontradas de maneira uniforme no terreno. Estamos animados com a análise global destas amostras”, disse o cientista do projeto, o John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.
IGCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário