segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SpaceX lança cápsula Dragon à Estação espacial

A empresa americana SpaceX lançou, neste domingo, sua cápsula Dragon, a bordo de um foguete Falcon 9, em direção à Estação Espacial Internacional (International Space Station, ISS). O foguete, que saiu da Florida — com 400kg de alimentos, roupas, experimentos e peças para a plataforma orbital, que abriga seis astronautas — foi o primeiro vôo em uma sequência de 12 missões que a Califórnia SpaceX Company executa para a Nasa.
A cápsula não tripulada tem sua chegada prevista à Estação Espacial para a quarta-feira, dia 10 de outubro.
O objetivo da Nasa é terceirizar o transporte de sua carga e da tripulação para se focar em outras atividades. Além da SpaceX, outras empresas privadas poderão ser contratadas pela Nasa para substituir os ônibus espaciais, aposentados no ano passado.
— Estamos entregando nosso sistema de transporte para o setor privado para que possamos nos concentrar no que fazemos de melhor, explorar ainda mais profundamente o nosso Sistema Solar — explicou o agente administrativo da Nasa, Charles Bolden.
A SpaceX ficou responsável por manter a ISS abastecida com material essencial, restaurando assim a capacidade de reabastecimento. O contrato foi fechado depois de um teste bem sucedido realizado pela empresa em maio. Durante a demostração, a ISS apresentou bons resultados e voltou com segurança à Terra.
A cápsula Dragon está prevista para retornar à Terra no fim do mês.
O Globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário