domingo, 14 de outubro de 2012

Salto histórico da estratosfera deu certo e austríaco bate a velocidade do som


Após cerca de 2h30 de subida, o austríaco Felix Baumgartner atingiu a altura de 38,6 mil metros e realizou um salto histórico da estratosfera. Na queda livre, que durou 4min20, ele se tornou o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som sem o auxílio de equipamentos mecânicos. Depois disso, ele abriu o paraquedas, que o conduziu sem segurança até o chão.
Os fortes ventos no local do lançamento até adiaram o evento na última terça-feira, mas não impediram Baumgartner, 43 anos, de alcançar a proeza neste domingo. Além de ser o primeiro homem a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica, Baumgartner subiu globalmente ao ponto mais afastado da Terra e realizou o salto mais alto com paraquedas.
A velocidade exata da queda de Baumgartner será verificada pelos instrumentos que ele levou em seu traje. Analistas e especialistas ratificarão então a informação de que ele quebrou a velocidade do som. Em condições normais, na atmosfera terrestre a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto na estratosfera se pode alcançar com 1.110 km/h, pela menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.
Vestindo um traje pressurizado, necessário porque na estratosfera não existem condições para a vida devido à falta de oxigênio, ao frio (inferior a 68 graus abaixo de zero), e à pressão, que podem até levar a uma hemorragia cerebral, Baumgartner demorou mais de 2 horas para atingir o ponto do qual saltou em queda livre.
O evento, denominado Stratus, foi realizado em Roswell, Novo México, e contou com a participação do coronel da Força Aérea Americana Joseph Kittinger, que era detentor do antigo recorde de salto em queda livre. O paraquedista treinou por cinco anos para conseguir o feito, fazendo saltos de grande altitude com Lucas Aikins, seu consultor de paraquedismo, para encontrar uma posição corporal sólida. A data marcou também o aniversário de 65 anos da primeira vez que a barreira do som foi rompida. O feito é do americano Chuck Yeager, a bordo de um caça X-15, no dia 14 de outubro de 1947.
Cientificamente falando, os objetivos do projeto eram ajudar no desenvolvimento de uma nova geração de trajes espaciais, auxiliar o desenvolvimento de protocolos de exposição a alta altitude e alta aceleração, e ajudar a exploração dos efeitos sobre o corpo humano de aceleração e desaceleração supersônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário