quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O que vai acontecer com a cápsula usada no salto da estratosfera?

Todos já assistiram ao salto de Felix Baumgartner que quebrou quatro recordes mundiais de uma só vez. Mas ficou a dúvida: o que será feito com o material utilizado?
        A cápsula carregava não só Felix, mas também dados e equipamentos valiosos. Ela levou cinco anos para ser construída, e será guardada para a posteridade.
        Assim que o esportista realizou o salto, um sistema de controle remoto soltou a cápsula do balão. Rastreado por um GPS, um para-quedas trouxe a cápsula de volta à Terra. Desenvolvido para imobilizar a cápsula durante a descida, o aparato levou cerca de 24 minutos para retornar ao solo, uma média de seis metros por segundo.
        O pouso da cápsula foi feito em uma área plana e aberta, a pouco mais de 88 km a leste do local de lançamento. O pouso foi tão suave que apenas 30% do material colocado para absorver a força do impacto foi deslocado.
        Quando a cápsula se soltou do balão na estratosfera, um cabo arrancou um painel do balão, liberando gás hélio (não tóxico). O balão vazio caiu na Terra 15 minutos depois da cápsula, e a 11 km oeste de distância.
        Em solo, uma equipe de 12 pessoas, em um comboio de cinco caminhões, estava à espera do equipamento. Graças às previsões metereológicas e a rastreadores GPS, o time estava a apenas 300 metros do local de onde a cápsula pousou.
        Enquanto aguardava, a equipe acredita ter ouvido o momento em que Felix quebrou a barreira do som. "Nós ouvimos um som parecido com um boom supersônico", disse Jon Wells, chefe de tripulação da cápsula. "Muitos de nós temos conhecimentos aeroespaciais. Quando aconteceu, olhamos uns para os outros com uma certa dúvida. Afinal, conhecíamos aquele som."
 Ao chegar à cápsula, a equipe primeiramente desligou o sistema de oxigênio e nitrogênio líquido. Wells tirou fotos da 'switchology' - o sistema de navegação de Baumgartner - e das quantidades de oxigênio, nitrogênio e pressão, para que ficasse documentada a configuração exata do desembarque. Em seguida, o sistema de 15 câmeras foi desligado e as imagens recuperadas. O desligamento total do sistema foi feito pela equipe do Sage Cheshire Aerospace, que construiu a cápsula.
        O próximo passo foi recuperar o balão que levou Felix Baumgartner à estratosfera. Foram necessários 45 minutos para que a equipe conseguisse colocar dentro do caminhão os 1682 kg de material, pois o balão possui três vezes o tamanho do maior balão já tripulado anteriormente.
        O balão e a cápsula retornaram a Roswell por volta das oito horas da noite (horário de Brasília), sete horas e meia depois da decolagem de Felix e quase 21 horas após a maior parte da tripulação chegar ao local para iniciar os preparativos da missão.
        Temperatura, pressão e outros dados gravados na cápsula serão analisados nos próximos meses, e todas as informações serão compartilhadas com a comunidade científica. Os equipamentos serão devolvidos ao Sage Cheshire Aerospace, em Lancaster, Califórnia. Alguns dados das câmeras foram retirados ainda em Roswell, o restante será feito em Flightline Films, em Las Vegas, Estados Unidos.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário