terça-feira, 9 de outubro de 2012

Curiosity usa pá no solo de Marte e encontra objeto brilhante

O jipe-robô Curiosity usou pela primeira vez uma pá contida em seu braço mecânico para analisar melhor o solo de Marte. A "colher" tem 4,5 centímentros de largura por 7 centímetros de altura e recolheu uma porção de areia da superfície do planeta.
Nesta terça-feira (9), a agência espacial americana (Nasa) divulgou uma imagem curiosa, capturada logo após a experiência, que mostra um pequeno objeto brilhante encontrado no solo. A foto foi tirada no domingo (7), dois meses depois de o Curiosity ter pousada em Marte.
Na manhã desta terça, os técnicos da Nasa que dirigem a missão resolveram dar uma pausa nas atividades do braço robótico para se dedicar exclusivamente à análise do objeto. Eles acreditam que o elemento brilhante pode ser um pedaço que caiu do próprio robô.
A Nasa divulgou ainda um vídeo que mostra o trabalho da pá. Ao recolher uma porção do solo, ela vibra para tirar o excesso de pó e areia e peneirar as pedras mais importantes. Depois, os especialistas analisam as características físicas da amostra recolhida.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário