sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A aprovação, na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), de uma resolução contra o Programa Nuclear iraniano, nesta sexta-feira, é uma demonstração de "unidade da comunidade internacional sobre o assunto", segundo o anúncio feito pelo porta-voz da Casa Branca, ainda ressaltando o amplo consenso de chamar o Irã a corresponder às suas obrigações internacionais e oferecer transparência sobre seu programa nuclear. Uma vez aprovada a resolução na AIEA, esse documento poderá  ser levado para o Conselho de Segurança da ONU, o que resultaria em impor mais  sanções ao Irã.
O fato de 25 países de todas as partes do mundo  votarem a favor ( da resolução) mostra a necessidade urgente de o Irã tratar do crescente deficit internacional de confiança sobre as suas intenções.
O Brasil se absteve da votação!!!, ao lado da Turquia, Paquistão, Afeganistão, África do Sul e Egito. Outros tres votaram contra: Venezuela, Cuba e Malásia.
Para o grupo dos 5+1 ( EUA, Reino Unido, França, Rússia e China + a Alemanha), a resolução serve de pressão para esclarecer a natureza do Programa Nuclear iraniano. Se puramente civil como afirma o regime islâmico ou, ao contrário, militar, como suspeitam as grandes potências. (Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário