sexta-feira, 13 de novembro de 2009











Enfim, depois de um longo caminho percorrido e a obstinação dos Programas espaciais, em busca de água na Lua, a NASA anunciou nesta sexta-feira a existência de água congelada em uma cratera da lua após a análise dos dados enviados pela sonda espacial LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, em inglês), que se chocou com o satélite terrestre no último dia 9 de outubro. Segundo a Agência, a quantidade do recurso natural encontrado no buraco, com profundidade de 20 m, é equivalente a 12 baldes de água.

Em comunicado, a Agência Espacial informou que a descoberta abre um novo capítulo na história que compreende a lua. Se a água realmente se formou ou permaneceu em depósitos em bilhões de anos, isto seria a chave para os especialistas entenderem a história e a evolução do Sistema Solar. Além disso, a água e outros compostos são recursos potenciais que poderiam sustentar o sonho humano de fixar uma base no solo lunar, no futuro.

A sonda espacial partiu da Terra em junho passado, a bordo de um foguete Atlas V, junto à sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter). Os dois artefatos integram a primeira missão do programa Constellation, que prevê a volta do homem à Lua a partir de 2020.

(Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário