domingo, 1 de novembro de 2009

Carros elétricos, uma realidade!


Quando se ouve a notícia, parece saída da ficção, mas agora é real! Os carros elétricos estão mesmo chegando. Eles ainda são caros custam o dobro de um carro a combustão e têm pouca autonomia. Para rodar de 100 a 200 quilômetros, é preciso carregar a bateria durante 7 a 8 horas na tomada. Não dá, por exemplo para fazer uma viagem sem escalas do Rio de Janeiro a São Paulo (429 Km). Baterias maiores aumentariam o alcance do carro, mas roubam o espaço do porta-malas. Para sair deste dilema, a estrada que leva a um futuro elétrico, tem caminhos incertos. Mesmo assim os primeiros modelos chegarão ao Brasil em 2010.

Uma das soluções que se viabilizam é de um carro híbrido - o carro usa um motor a combustão e outro elétrico, que pode ser recarregado pelo movimento do veículo ou na tomada, com a vantagem de maior autonomia que a dos veículos tradicionais mas, a grande desvantagem é de que não teria a emissão zero de poluentes, não atingindo o objetivo maior de sua invenção.

Ah, e não é só ligar na tomada, são necessários postos para recarga. Muitos países já estão bem à frente na preparação de uma frota elétrica: Portugal, por exemplo, terá mil postos de recarga até o fim de 2010. E 20% dos carros do governo serão elétricos...
Você ainda vai ter um...
(Fonte-Revista Época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário