terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Kilimanjaro" outro símbolo sob ameaça!




A Conferência do Clima de Copenhague, em dezembro, acontecerá à sombra dos momentos finais de um dos maiores símbolos da África, informa O GLOBO, em reportagem publicada nesta terça-feira. A imagem do cume gelado do Monte Kilimanjaro já é passado, pois existe menos neve por lá agora do que a 20 anos.


Localizado na Tanzânia e com 5.892 metros de altura, o Kilimanjaro é o ponto mais elevado do continente africano - e também uma das suas imagens mais conhecidas, atraindo 40 mil turistas por ano. Ernest Hemingway escreveu "As Neves do Kilimanjaro", publicado pela primeira vez em 1936. A paisagem atual é um arremedo daquela descrita e apreciada por ele. As análises do gelo e das rochas indicam que a montanha nunca teve uma cobertura de neve tão pequena nos últimos 11.700 anos, nem mesmo durante os períodos de seca severa que duraram mais de 300 anos.


Um estudo publicado na "Revista Proceedings of the National Academy of Sciences" aponta como causa do degelo, o aquecimento global e que a camada de gelo está diminuindo tão rapidamente que em 20 anos poderá desaparecer, afirmaram os paleoclimatologistas responsáveis pelo estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário