sábado, 14 de novembro de 2009

Lições do Apagão


Não tem lição mais clara pós-apagão do que voltar a ampliar os investimentos na área de energia. E nem se pode conceber que o abastecimento de um país inteiro possa ser derrubado por temporais, raios e ventanias. Se isso foi o que ocorreu - e suscitou questionamento -, expõe, sem dúvida, a fragilidade do sistema energético brasileiro.

O Brasil precisa de mais projetos de investimento, planejamento e de programas de melhoria na qualidade de manutenção da rede, como bem alertou um especialista da área. O país vive um ciclo de aumento dos investimentos. Prova disso são as obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, na Região Norte. E mesmo assim talvez não sejam suficientes para garantir o crescimento, quando o país retomar taxas mais robustas em sua produção.

Certa é a necessidade de dar prioridade, em todos os programas, à diversificação da matriz energética. E, com força, investir em fontes alternativas - da nuclear à térmica, passando pela eólica. (Maria Isabel Hammes, editora de economia - Jornal Zero Hora)

Explicações muito claras!!! Não adianta procurar culpados...Foi preciso uma adversidade para expor as maselas existentes no setor energético do país!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário