quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teatro na rede!


Até pouco tempo atrás, era impensável!!! Agora a interação entre internet e a tradicional representação com atores no palco permite uma nova forma de arte. As fotografias e o cinema digitais estão aí para comprovar que a tecnologia também está a serviço da arte. E mesmo o que parecia bastante improvável e até impossível aconteceu. O mundo digital chegou ao teatro. se o teatro convencional é o espetáculo em tempo real com a presença de atores e plateia, o teatro digital pode ser considerado a presença na ausência, segundo especialistas. Em outras palavras, estar em determinado lugar deixou de ser apenas uma condição apenas física. A internet permitiu que os corpos fossem digitalizados e, consequentemente, o próprio teatro.

"Acredito que o teatro digital sugere a utilização da tecnologia como um acessório que não interfere de modo determinante na linguagem do espetáculo. As expressões cênicas mais atuais se apropriam-se das tecnologias digitais e as usam como parte do discurso e isso resulta em uma ampliação daquilo que se quer dizer, ou seja, da mensagem que se deseja transmitir ao público", diz o ator e pesquisador do chamado teatro digital, Rodolfo Araújo.

As principais experiências têm sido realizadas com transmissões emtempo real pela web, o que permite que um espectador em londres, por exemplo, possa assistir a uma peça que está sendo encenada em São Paulo naquele exato momento. "Quando se fala em teatro digital, eu destacaria, em primeiro lugar, a integração - ao vivo e no mesmo espetáculo - entre países ou cidades diferentes por meio da internet. Ou seja, o espetáculo ocorre como uma grande videoconferência", explica o pesquisador.

Os representantes e pesquisadores desse novo teatro ainda são poucos, mas já existem bons exemplos aqui no Brasil. Mas os primeiros a misturar artes cênicas com tecnologia por aqui foram os integrantes da Cia.Phila7. "Capitaneada pelo diretor Rubens Velloso, a Phila7 tem desenvolvido um trabalho notável não somente sobre o palco, mas também no que se refere à pesquisa e ao embasamento conceitual de seus trabalhos", opina Araújo.(Revista da Cultura-nov/09)

Então para breve, dos palcos para a tecnologia virtual, muitas novidades serão vistas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário