sábado, 13 de novembro de 2010

100 anos da Revolta da Chibata

Faz 100 anos o movimento liderado pelo marinheiro gaúcho João Cândido Felisberto, contrário aos castigos e aos maus-tratos aplicados pela Marinha brasileira contra os marujos, a maioria negra e mulata, na baía da Guanabara, Rio de Janeiro.
As lembranças da Revolta da Chibata orientam boa parte das atividades alusivas ao 20 de Novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi líder em Palmares, o maior quilombo brasileiro, situado em Alagoas.
O 20 de Novembro foi instituído por força do Movimento Negro na década de 70. A data surgiu como um contraponto ao 13 de Maio, dia da abolição da escravidão, em 1888. O Movimento Negro adotou esta data como momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação política e social do país.
Deflagrada em 22 de novembro de 1910, a Revolta da Chibata teve como estopim a punição contra o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes, que levou 250 chibatadas, forma de castigo ainda usada na armada, mesmo com o fim da escravatura, mais de 20 anos antes. Os marinheiros tomaram as embarcações na Baía da Guanabara e direcionaram os caminhões para o Rio de Janeiro, então capital federal, para pressionar a Marinha e o governo a acabarem com os castigos.
Fonte: J.Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário