segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Soldados de Napoleão são enterrados 200 anos depois da morte

Dezoito soldados do Grande Exército de Napoleão I, mortos ao retornar da Campanha da Rússia em 1812 - cujos restos foram descobertos, este ano, perto da capital lituana - foram enterrados nesta segunda-feira (29) em Antakalnis, Vilnius.
Os corpos dos soldados foram descobertos a 30 km de Vilnius por um grupo de amantes da História. Eles procuravam os soldados da Segunda Guerra Mundial e encontraram por acaso os soldados de Napoleão. Os botões dos uniformes estavam bem conservados e assim foi possível determinar que os soldados pertenciam ao 2º regimento de infantaria, ao 2º regimento de dragões e ao 7º regimento de hussardos, segundo um comunicado da embaixada da França.
Essas três unidades faziam parte da guarda do imperador.
Napoleão Bonaparte cruzou o rio Niemen no nível de Kaunas, no centro da Lituânia, e passou algum tempo em Vilnius no início do verão de 1812.
Entre 20 e 30 mil soldados do Grande Exército faleceram  em dezembro do mesmo ano, mortos de frio e fome, nas proximidades da capital da Lituânia, depois do fracasso do cerco de Moscou e de os homens terem sido obrigados a fugir para o oeste em meio ao frio extremo - quando a tentativa de Napoleão de conquistar a Rússia czarista fracassou, os soldados bateram em retirada, percorrendo 1.100 km sob temperaturas geladas.
O imperador francês, que sofreria sua derrota final em Waterloo apenas três anos mais tarde, saiu de Vilnius em 5 de dezembro, abandonando seus soldados dias antes da chegada das forças russas.
Os restos dos 18 soldados foram reunidos, aos outros 3.500 mil corpos de soldados napoleônicos, descobertos em 2001 durante obras de construções em Vilnius e re-enterrados em 2003.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário