quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sonda analisa núcleo do cometa Hartley

Sonda é bem sucedida em manobra para analisar núcleo do cometa. A Deep Impact chegou a 700 km do cometa de Hartley2 nesta quinta-feira (4). A missão EPOXI busca dados sobre o núcleo do pequeno e hiperativo astro.
O objetivo do projeto, batizado de EPOXI, é analisar o núcleo do cometa, caracterizado pela liberação de jatos de gases que podem alterar sua trajetória.
A Deep Impact chegou a 700 km do "alvo" a uma velocidade relativa (considerando o movimento da nave e do cometa) de 12 km por segundo.
Oito minutos antes da maior aproximação, às 11h59, a antena da nave foi apontada para a Terra e começou a descarregar memória de seu computador de bordo, liberando pacotes de dados técnicos sobre as condições da sonda.
Cerca de 20 minutos depois, as primeiras imagens do encontro cruzaram os 37 milhões de km da Deep Impact até a rede de antenas do projeto, posicionados em Goldstone, Califórnia.
A primeira imagem do Hartley2 chegou à base da missão, o laboratório de Propulsão a jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, às 13h1, para um olhar mais detalhado da atividade do cometa durante sua passagem pelo Sistema Solar.
Há cinco anos, a Deep Impact disparou um objeto contra o cometa Tempel1 para colher dados sobre seu núcleo. Foi a primeira vez que informações sobre o núcleo de um cometa foram obtidas.
A imagem é impressionante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário