quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia de Ação de Graças

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão à Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão o Dia é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.
O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. após um inverno rigoroso e péssimas colheitas, os colonos tiveram uma ótima colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono do mesmo ano.
Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças.
O principal prato típico do Dia, geralmente, é o peru, o que dá ao ele, o apelido de "Dia do Peru".
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na catedral São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração se daria também neste mesmo dia.
No Brasil -, a data não foi instituída como feriado - é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades metodistas e cursos de inglês.
Na imagem acima, Pintura da primeira celebração de Ação de Graças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário