quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Museu de Nova York devolve objetos de Tutancâmon ao Egito

O Egito que luta para recuperar suas antiguidades dispersadas por todo mundo, anunciou nesta quarta-feira(10) que o Metropolitan Museum of Art de Nova York vai restituir ao país pequenas peças identificadas como provenientes da tumba lendária de Tutancâmon.
O museu nova-iorquino reconheceu os direitos do Egito sobre as peças que estavam em seu poder desde o início do século 20.
Quatro delas possuem "um valor histórico mais significativo", em especial um pequeno cachorro em bronze (foto) e um componente de um bracelete representando uma esfinge.
Os objetos permanecerão nos EUA até os meados de 2011, antes de serem enviados ao Museu do Cairo, onde está exposto o fabuloso tesouro do jovem faraó, em particular sua máscara de ouro maciço.
A tumba de Tutancâmon, faraó da 18ª dinastia, supostamente morto aos 18 anos após ter reinado por 10 anos há mais de 13 mil anos, foi descoberta em 1922.
Em abril, o Cairo organizou uma conferência internacional sobre o retorno das antiguidades "roubadas", durante a qual outros seis países - Guatemala, Nigéria, Síria, Peru e Líbia - apresentaram uma lista de peças de grande valor a serem recuperadas.
Para o Egito, a lista compreende um busto de Nefertiti (Berlim), a Pedra da Roseta (Londres), o Zodíaco de Dendera (Paris), um busto do dignatário Ankaf (Boston), uma estátua de Hemiunu (Alemanha) e uma estátua de Ramsés II (Turim).
Nenhum desses países, no entanto, manifestou a intenção de devolver as obras de um valor inestimável!
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário