quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Onça Suçuarana é eleita animal silvestre símbolo de SP

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que a onça Suçuarana (Puma Concolor Capricorniensis) também conhecida como onça parda - foi escolhida como animal silvestre símbolo da cidade.
As ações da prefeitura voltadas à proteção e educação ambiental será identificada com uma figura estilizada da onça "Suçu", para trabalhar a questão da biodiversidade junto às escolas.
A onça parda é o maior felino registrado atualmente em SP e o segundo do Brasil. Trata-se do felino com maior distribuição no continente americano: do norte do Canadá ao sul da Argentina e do Chile - Terra do Fogo.
No Brasil, ocupa todos os tipos de biomas: Amazônico, caatinga, cerrado, mata atlântica, Pantanal e campos sulinos. Ela possui uma grande capacidade de adaptação aos diferentes ambientes e climas. Tem hábitos solitários, terrestres e noturnos e alimenta-se principalmente de mamíferos de médio porte.
Nas áreas rurais, aproxima-se de habitações humanas e alimenta-se de animais de criação. Essa proximidade faz com que seja alvo de perseguição e contribui para a redução de sua população. A espécie é considerada vulnerável no Estado.
Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário