segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Doze Esfinges são achadas em avenida que unia dois templos...

Incrível! mas as descobertas arqueológicas no Egito, não param de crescer...
Uma equipe de arqueólogos descobriu doze novas esfinges (estátuas com cabeça de leão, cabeça humana ou de carneiro) na antiga avenida que unia os templos faraônicos de Luxor e Karnak, 600 km ao sul do Cairo.
Segundo comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades, as esculturas datam da época do último rei da 30ª dinastia (343-380 a.C.). A avenida, ladeada por uma dupla fila de esfinges que representavam o deus Amon, tem cerca de 2.700m de comprimento e 70 de largura e foi construída por Amenhotep III (1372-1410) e restaurada, posteriormente, por Nectanebo I (380-362 a.C.). 
Por outro lado, os arqueólogos descobriram também um novo caminho que une essa avenida com o rio Nilo. A nota explica que, até o momento, só foram desenterrados 20m dos 600 que compõe um novo caminho, e que as escavações continuam para descobrir o resto do trajeto, construído com pedra de arenito - sinal da importância que tinha em seu tempo, esclarece o comunicado.
O secretário-geral do Conselho de Antiguidades, afirmou que o caminho achado era usado para transferir em procissão a imagem do deus Amon em sua viagem anual ao templo de Luxor, onde se encontrava com a imagem de sua mulher, Mut.
Além disso, a via era utilizada pelo rei quando participava de cerimônias religiosas.
Fonte: Estadão.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário