sábado, 27 de novembro de 2010

Luxo Ecológico: Joias feitas com material orgânico

Biojoias ou ecojoias são artigos de joalheria que misturam gemas e metais preciosos com material orgânico, como madeira, fibras de arumã ou casca de pupunheira, e são produzidas de forma exclusivamente artesanal. No Pará, o Polo Joalheiro, mantido pelo governo estadual desde 2002, treina ourives e designers na criação de peças que valorizem a cultura amazônica e o ambiente.
A biojoia é projetada por um designer de joias, depois de desenhar o modelo, especificam os materiais que serão usados na confecção da peça, como madeira, casacas, sementes e fibras vegetais.
Além das gemas comuns, os artesãos do polo lapidam pedras obtidas pela extração do silício de plantas amazônicas. Submetido a um processo térmico, o silício pode ser colorido com corantes naturais, técnica inventada por um ourives marajoara.
O ourives de biojoias precisam ter conhecimento especializado para trabalhar os metais e pedras em harmonia com o material orgânico. A cravação das gemas na madeira, por exemplo, é mais delicada do que em materiais como o metal.
Segundo a diretora do polo joalheiro de Belém, "a ideia de fazer joias com material orgânico, além de ser sustentável, valoriza a cultura amazônica". Certamente!
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário