segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estação espacial internacional enfrenta racionamento de energia

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está enfrentando problemas no fornecimento de energia elétrica. A situação está forçando os astronautas a economizar ao máximo a eletricidade na estação, o que inclui até o adiamento de experimentos científicos. A informação foi divulgada pela agência russa Interfax, que ouviu uma fonte ligada ao setor aeroespacial na Rússia. A Agência Espacial Americana (Nasa) não comentou o caso.
Segundo a fonte ouvida pela agência, três das oito baterias solares que abastecem a ISS não estão funcionando. Boa parte do problema começou na semana passada, quando dois astronautas falharam na tentativa de substituir um dos MBSU da estação. Esse equipamento funciona como distribuidor da energia armazenada por duas das oito baterias solares da ISS.
A operação, de natureza complexa, exigiu uma caminhada no exterior da estação. Os astronautas conseguiram retirar o antigo MBSU, mas tiveram problemas ao instalar o novo no exterior da estação, que orbita a 380 quilômetros da Terra. Cada MBSU pesa mais de 100 quilos.
Segundo a Nasa, os astronautas devem tentar repetir a operação na quarta-feira. Já a terceira bateria, segundo a fonte ouvida pela Interfax, não está abastecendo a ISS por causa de problemas de tensão.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário