quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Coração de "Ricardo Coração de Leão" é analisado 800 anos após morte do rei

Uma equipe francesa analisou os restos mortais do coração do rei Ricardo I, morto em uma batalha em Châlus, na França em 1199. Os pesquisadores afirmam que o estudo do material deu várias informações sobre como era feito o embalsamamento no período.
O rei da Inglaterra recebeu o apelido de Ricardo Coração de Leão por causa de sua fama de corajoso guerreiro e líder militar. O monarca foi comandante dos cristãos durante a terceira cruzada, quando derrotou o líder islâmico Saladino.
De acordo com práticas da época, as vísceras foram enterradas em Châlus. O coração foi embalsamado separadamente e enterrado em um caixão na catedral de Rouen, a 530 quilômetros de distância do local da morte do monarca. O restante do corpo foi enterrado em Abadia de Fontevarud.
Os pesquisadores do Hospital Universitário de Raymond Poincaré descobriram que o coração de Ricardo I foi envolto em linho com hortelã, franquincenso, creosoto, mercúrio e possivelmente cal. A equipe acredita que o material usado no embalsamento tenha sido inspirado em textos bíblicos.
“O objetivo de usar estes matérias de conservação era permitir a conservação no longo prazo dos tecidos e um cheiro semelhante ao de Cristo, comparável ao odor de uma santidade” afirmou equipe de pesquisadores em artigo publicado no periódico científico Scientific Reports.

Nenhum comentário:

Postar um comentário