domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nasa divulga imagens que mostram efeitos do degelo no Alasca

 
A agência espacial americana (Nasa) lançou um projeto para divulgar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Chamado "Climate 365", o programa inclui um site, um perfil de Facebook e montagens com fotos atuais e antigas. A ideia é explicar de forma simples as causas do degelo em regiões do Ártico, o aumento do nível do mar devido ao derretimento e efeitos do aquecimento global na Antártica, entre outros fenômenos.
Em uma montagem, a Nasa apresenta duas fotos da geleira de Muir, no Alasca, com uma diferença de 63 anos: uma imagem é de 13 de agosto de 1941 e a outra, de 31 de agosto de 2004.
É visível como o tamanho da geleira diminuiu - onde antes havia neve, agora há um rio, e as montanhas estão muito mais expostas do que anteriormente.
"Este par de imagens em particular mostra o recuo contínuo da geleira e sua redução na segunda metade do século 20. De 1941 a 2004, a parte frontal da geleira retrocedeu cerca de 11 km, enquanto sua espessura diminuiu mais de 800 metros", afirmou a Nasa, atribuindo os dados ao Centro Nacional de Dados Sobre Neve e Gelo dos EUA.
A agência americana afirma que imagens e dados de satélite obtidos a partir de 1970 estão "dando um quadro das mudanças no gelo em locais como Alasca, Groenlândia e Antártica", onde a "perda de áreas congeladas está contribuindo para a elevação do nível dos mares em escala global".
G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário