segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ricardo III: intrigas rumo ao trono

 
O rei Ricardo III, nascido no dia 2 de outubro de 1452 no Castelo Fotheringay, em Northamptonshire, foi o último monarca da Inglaterra da Casa de York. Seu pai foi Ricardo Plantagenet, duque de York, e sua mãe, Cecily Neville.
Uma das principais causas da Guerra das Rosas — batalha com duração de 30 anos pelo trono inglês — foi o conflito de seu pai com Henrique VI. Em 1460, o pai e o irmão mais velho morreram na Batalha de Wakefield. No ano seguinte, o irmão se tornou Eduardo IV e nomeou Ricardo ao título de duque de Gloucester.
Os irmãos foram exilados em 1470 quando Henrique VI conseguiu, por um breve período, recuperar o trono. Após seu retorno à Inglaterra no ano seguinte, Ricardo contribuiu para as vitórias que derem novamente o trono a Eduardo IV. O monarca morreu em abril de 1483 e Ricardo foi nomeado como protetor do reino para o filho de Eduardo e seu sucessor, Eduardo V, que tinha na época 12 anos.
Ricardo se envolveu numa luta de poder com a rainha, mulher de Eduardo, Elizabeth Woodville, sobre o jovem rei, que era o herdeiro legítimo, mas muito jovem para governar. Ricardo conseguiu prender Eduardo V e seu irmão mais novo, também Ricardo, na Torre de Londres, e os dois meninos nunca mais foram vistos.
 
Um ato do Parlamento declarou os sobrinhos ilegítimos, supostamente devido a um casamento, antes segredo de Eduardo IV, que invalidou seu casamento com Elizabeth. Ricardo III foi coroado em 6 de julho de 1483.
Em Agosto de 1485, Henrique Tudor, conde de Richmond, que era um pretendente ao trono Lancastrian desembarcou em South Wales. Ele se envolveu numa batalha com Ricardo em Bosworth Field. Embora Ricardo tivesse um efetivo maior, muitos desertaram. Recusando-se a fugir do campo de batalha, Ricardo foi morto em batalha, e Henrique Tudor assumiu o trono como Henrique VII.



Nenhum comentário:

Postar um comentário