terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Primeiro satélite capaz de monitorar asteroides é lançado ao espaço

O primeiro satélite capaz de monitorar objetos espaciais, como asteroides e lixo espacial, foi lançado ao espaço nesta segunda-feira (25). O Neossat foi projetado pela agência espacial canadense (CSA, na sigla em inglês) e lançado da Índia, a bordo de um foguete. “Por ser plenamente operacional, o satélite vai nos fornecer dados e imagens importantes a partir de um ponto de vista único do espaço”, disse Gilles Leclerc, presidente da CSA.
O Neossat é um microssatélite que possui o tamanho aproximado de uma mala. Vai orbitar a uma distância de 800 km da superfície da Terra, em busca de asteroides que possam, de alguma forma, ameaçar nosso planeta. Concentrará suas atenções em objetos espaciais difíceis de detectar a partir de telescópios terrestres. Por conta de sua localização, o satélite não vai sofrer influência do dia ou da noite, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O lançamento ocorreu na base de Sriharikota, sudeste da Índia. Além do instrumento canadense, o mesmo foguete enviou mais seis satélites ao espaço, entre eles o indo-francês Saral, destinado a estudar a superfície do mar, os austríacos Brite e UniBrite, o britânico Strand-1, o dinamarquês Aausat e mais um canadense, o Sapphire. O foguete, chamado PSLV-C20, tem 44,4 metros de altura e 229 toneladas de peso.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário