quarta-feira, 13 de julho de 2011

Campanha mundial sobre o Clima

O ex-vice presidente dos EUA Al Gore anunciou uma nova campanha para alertar a população sobre os riscos das mudanças climáticas. O evento "24 Hours of Realty", nos dias 14 e 15 de setembro, será transmitido durante 24 horas em 24 fusos horários, e vai trazer cientistas, celebridades e líderes empresariais para falar sobre a crise climática. No Brasil, haverá atividades no Rio de Janeiro, segundo o site do projeto, a partir das 20 h do dia 14 de setembro, mas não foi divulgado ainda, que tipo de eventos farão parte do projeto.
O evento será organizado pela ONG Projeto da Realidade Climática , fundada em 2006 por Al Gore sob o nome Aliança para a Proteção do Clima. Durante 24 horas, ele pretende alertar a população sobre os riscos da mudança climática. "Vamos empregar todos os nossos recursos na educação e na mobilização do público sobre a realidade da crise climática e para ajudar a construir um movimento global pela mudança" - segundo Maggie L. Fox, presidente da Organização. Serão apresentados problemas climáticos que estão acontecendo ao redor do mundo. Uma apresentação multimídia criada por Al Gore será apresentada uma vez a cada hora, em cada fuso horário. Pessoas que sofrem com enchentes, tempestades e outros problemas darão depoimentos.
Al Gore não promovia grandes campanhas desde seu documentário "Uma Verdade Inconveniente", lançado a cinco anos. Reportagem no site do jornal britânico The Guardian destaca essa volta dele à luta.
O ex-vice presidente se mantinha discreto, evitando aumentar o bombardeio vindo dos republicanos. Em uma Câmara majoritariamente de oposição ao presidente democrata Barack Obama, ações para redução de danos ambientais foram tachadas de ofensas aos direitos individuais. Desde o mês passado, parece que ele mudou a estratégia de evitar dar munição aos opositores e, em artigo na Rolling Stone, diz até que Obama deixou o tema "mudanças climáticas" em segundo plano.
* Al Gore foi vice-presidente dos EUA entre 1993 e 2001, durante o governo de Bill Clinton. Escreveu o livro "Uma Verdade Inconveniente", cuja adaptação cinematográfica ganhou o Oscar de melhor documentário em 2006. Em 2007, foi laureado com o Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário