terça-feira, 12 de julho de 2011

Nova York verá alinhamento do Sol com suas ruas

O fenômeno tem o curioso nome de "Manhattanhenge" e ocorre duas vezes por ano no hemisfério norte e, na quarta-feira dia 13, fará os nova-iorquinos saírem de casa para registrar o momento em que o sol se alinhará ao entardecer com as ruas pares da "Big Apple", oferecendo um mágico espetáculo que atravessa a cidade de oeste a leste.
"Pode ser um fenômeno urbano único no mundo", afirma o astrofísico Neil DeGrasse Tyson, do Museu Americano de História Natural e descobridor desta curiosidade astronômica urbanística.
O nome "Manhattanhenge" vem da combinação das palavras Manhattan e Stonehenge, o monumento do sul da Inglaterra composto por grandes blocos de pedras colocadas em circunferências concêntricas.
No Stonehenge, o sol atravessa o eixo da construção durante os solstícios de verão e de inverno, o que levou ao desenvolvimento de várias hipóteses sobre a sua finalidade, entre elas a de servir de observatório astronômico.
No caso de Manhattan, o fenômeno ocorre antes e depois dos solstícios ao entardecer. Antes de se pôr, o sol se alinha às ruas pares que ocorrem de leste a oeste e seguem o plano de urbanização da cidade de 1811.
O "Manhattanhenge" foi pensado pela primeira vez em 1996, mas o fenômeno só foi fotografado cinco anos depois, em julho de 2001, quando foi realmente descoberto. Essa imagem e outras foram publicadas em 2002 numa edição especial da Natural History Magazine.
Este ano, o espetáculo já ocorreu no dia 30 de maio antes do solstício de 21 de junho, e agora volta a ocorrer amanã, dia 13, mas já pode ser visto parcialmente dois dias antes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário