quarta-feira, 20 de julho de 2011

Experimentos realizados no espaço ajudam a vida na Terra

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais e mesmo com a contribuição à ciência e tecnologia, os experimentos feitos nos ônibus vão ter fim no pouso do Atlantis. Com o auxílio de astronautas, experimentos enviados ao espaço resultaram em produtos usados diariamente na Terra.
O programa de ônibus espacial trouxe muitos benefícios ao planeta. Ele ajudou a melhorar o conhecimento sobre o universo e nossos planetas vizinhos, criou um dos mapas topográficos mais detalhados da Terra, está ajudando médicos a entender o processo de envelhecimento humano e até melhorou a qualidade do leite em pó.
Muitos creditam ao programa Apollo a criação de novas tecnologias, como o velcro, revestimentos de teflon mas essas coisas foram usadas pela Nasa, não inventadas pela agência espacial.
Ainda assim, o programa de ônibus espacial não recebe o reconhecimento devido. Existem muitos críticos ao programa, mas os cientistas que trabalham no projeto afirmam que a pesquisa dos ônibus compensou o investimento e muito.
Eles não foram construídos para a pesquisa científica. No entanto, tanto o ônibus quanto a Estação Espacial Internacional (ISS) - que não teria sido construída sem a frota -, são lugares sem precedentes para questões importantes da ciência, segundo o pesquisador Neal Lane, físico da Rice University(EUA).
Para ele, as pessoas tendem a subestimar a crescente compreensão sobre biologia humana provida pela ISS e pelos ônibus espaciais, "aprendemos muito sobre o corpo humano que não teríamos como, a não ser operando no espaço e por longos períodos".
O pesquisador diz estar bastante animado com o acelerador de partículas instalado durante a última missão do Endeavour, em maio.
Astronautas perdem força óssea, têm problemas de equilíbrio e deficiências no sistema imunológico que são semelhantes ao envelhecimento. Estudar como combater a perda óssea em astronautas com exercícios e outras atividades físicas pode ajudar quem está na Terra.
Ainda assim, o campo mais beneficiado foi a astronomia. O maior exemplo é o Telescópio Hubble, que mudou nossa visão do espaço e nossa compreensão da idade do Universo. Ele foi lançado por um ônibus espacial, consertado por um ônibus espacial e atualizado quatro vezes por seus tripulantes em caminhadas espaciais. Sem isso, a visão que temos hoje do resto do Universo é que estaria um tanto desfocada.
Os ônibus lançaram três outras Sondas importantes: "Galileo", que permitiu observar Júpiter e suas luas de perto; "Magellon", que mapeou o quente e caótico Vênus, e "Ulysses", que examinou a influência do Sol nas fronteiras do Sistema Solar.
Outro feito subestimado é o de um voo de 2000, que levou à órbita um conjunto de radares especiais que mapeou a maior parte do planeta, incluindo locais inascessíveis, anteriormente, como selvas e picos de montanhas, com as medições topográficas mais precisas até aquele momento. Isso foi muito mais importante para a aviação e planejamento militar.
Outro item pouco conhecido do ônibus espacial é o biorreator. Projetado inicialmente para a cultura de células e tecidos em experiências com gravidade zero, é usada na Terra para vários tipos de pesquisas biomédicas. Biorreatores podem fazer com que culturas biológicas cresçam simulando a gravidade zero por rotação, e com isso, cientistas conseguem direcionar o crescimento de tecidos em formatos pré-estabelecidos. Esta é ainda uma tecnologia em desenvolvimento.
Os pesquisadores estavam procurando jeitos de melhorar a comida dos astronautas e analisando algas, encontraram um nutriente visto apenas em leite humano e o desenvolveram. Agora, a substância está presente em 95% das fórmulas de leite em pó infantil.
Outro item é um material criado para trajes espaciais que controla a temperatura. Esse material que esfria o corpo está agora em meias, roupas para esporte e até mesmo em alguns ternos masculinos.
O cirurgião Michael DeBakey ajudou a desenvolver uma pequena bomba cardíaca, feita para pacientes que precisam de transplantes. A engenhoca é baseada nos fluídos que se movem pelos motores principais dos ônibus espaciais. O dispositivo já foi implantado em algumas centenas de pacientes.
A agência também desenvolveu uma ferramenta para bombeiros que resgata vítimas de acidentes sem o uso de energia elétrica e um dispositivo que desativa minas terrestres com segurança.
Muitas vezes os próprios astronautas dos ônibus espaciais eram coautores dos estudos publicados por terem se familiarizado com os experimentos que precisavam conduzir.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário