sábado, 30 de julho de 2011

Guia da arte e da cultura no Brasil

Quantos museus existem no Brasil? Por mais simples que seja essa pergunta, até 2006 o Ministério da Cultura não tinha um levantamento completo. Nessa época foi iniciado o Cadastro Nacional de Museus, para identificar e relacionar todas as instituições em atividade no país. O primeiro fruto desse mapeamento saiu agora, com o Guia dos museus brasileiros, disponível para consulta e download no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Minc.
A publicação relaciona mais de 3.100 museus, sendo 23 virtuais. Traz informações sobre o acervo, a estrutura do museu, endereço, horário de funcionamento e ano de criação, divididos por região, estado e município.
A região Sudeste é a que conta com mais museus, 1.150, e a Norte, menos: 273. O mapeamento relaciona também os museus extintos, como a Casa do Seringueiro, no Acre, e os que foram incorporados a outras instituições, como o Museu do Açúcar, de Pernambuco, que hoje faz parte do Museu do Homem do Nordeste.
O levantamento, o mais completo já publicado no país, foi editado também em versão impressa, com 600 páginas.
Nas imagens - Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Margs - Porto Alegre e Museu de Arte Sacra de Cabo Frio, no Rio de Janeiro,  instituições incluídas na nova publicação do Ibram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário