terça-feira, 26 de julho de 2011

Submarino tripulado chinês consegue descer a 5 mil metros

Um submarino chinês conseguiu pela primeira vez descer com tripulantes a bordo a mais de 5 mil metros de profundidade, dentro do programa da China para explorar os recursos do fundo dos oceanos, informou a Agência de Assuntos Marítimos - SOA.
O "Jiaolong", nome inspirado num dragão da mitologia local, alcançou os 5.057 metros com três tripulantes e se manteve a esta profundidade durante meia hora. A imersão durou um total de 6 horas, informou a SOA em seu site.
A operação foi realizada sob as águas do nordeste do oceano Pacífico, segundo a Agência Nova China, que indica que a esta profundidade o submarino chinês é capaz de alcançar 70% dos fundos oceânicos do planeta.
Na quinta-feira passada o mesmo submarino havia alcançado 4.027 metros de profundidade.
Nas últimas décadas, a China recuperou frente aos países desenvolvidos uma parte do atraso no campo da exploração marinha, polar e espacial, convertendo-se em 2003 no terceiro país do mundo a enviar um homem ao espaço.
O recorde de descida pertence a um submergível americano que, em 1960, chegou ao final da fossa das Marianas, a 11 mil metros abaixo da superfície do mar das Filipinas.
O "Jiaolong", desenhado para superar os 7 mil metros de profundidade, está destinado à pesquisas científicas e à exploração das riquezas naturais dos fundos marinhos.
os cientistas acham que estes fundos marinhos contém reservas potenciais de valiosos minerais, apesar de a profundidade em que se encontram tornar difícil extraí-las em grandes quantidades.
A parte meridional do Mar da China, que Pequim reivindica total ou parcialmente, possui importantes reservas de petróleo e gás.
Também há quem expresse preocupação pelos possíveis usos militares dos avanços tecnológicos destas pesquisas por Pequim.
A descida a 5 mil metros do submarino chinês aconteceu depois que os meios de comunicação japoneses afirmaram este ano que Tóquio planejava intensificar sua busca de minerais submarinos.
Dessa forma, pesquisadores japoneses afirmaram terem localizado no fundo do Pacífico amplas reservas raras, substâncias utilizadas para eletrônica de alta tecnologia.
É provável que este fato determine o início da "corrida de exploração marítima"... Pós corrida espacial, agora as profundezas do mar são a grande atração. Estima-se que sejam para avanços "apenas" tecnológicos e experiências científicas (?), conforme anunciam os governos das potências envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário