sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mulher irá de Cuba aos EUA nadando, sem se preocupar com os tubarões

A nadadora Diana Nyad irá tentar realizar um grande feito. Ela pretende percorrer a distância entre Cuba e Flórida, nos Estados Unidos, a nado. Sem sair da água e sem jaula de proteção em volta de seu corpo. São 165 km que devem levar 60 horas para serem vencidos. Tudo isso já seria admirável, mas essa admiração aumenta em muitas vezes quando se sabe que a idade dela é: 61 anos.
Nyad não é novata no ramo. Em 1979, nadou sem jaula, da cidade de Bimini, nas Bahamas, até Júpiter - cidade da Flórida. Foram 164 km e esse é até hoje o recorde mundial de percurso nadado em oceano.
O desafio de ir de Cuba até os EUA não é de agora: ela já tentou realizar a façanha, em 1978. Protegida pela jaula, a corrente oceânica estava muito forte naquele dia, o que obrigava a fazer muito mais força para nadar - ela desistiu depois de 80 km completados.
O que Diana Nyad tentará fazer agora em agosto, uma nadadora australiana já o fez em 1997. Mas um grande detalhe: com a jaula. A jaula de proteção contra tubarões é puxada por um barco o que torna o ato de nadar muito mais fácil e rápido. A australiana completou o percurso em 24 horas e Nyad espera demorar três vezes mais.
Se com 33 anos a menos e ajudada por uma jaula ela não conseguiu, por que agora seria bem sucedida? Em entrevista ao The New York Times ela garante que é isso mesmo que irá ocorrer. "Hoje me sinto mais forte do que antes, apesar de que aos 20 anos eu era mais rápida. Hoje me sinto forte, poderosa e com sabedoria. Estou em forma".
Que lição! Tomara que consiga realizar a façanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário