quarta-feira, 20 de abril de 2016

A cafeína e o sono

 
O que é a cafeína?
A cafeína é, do ponto de vista técnico, uma substância alcalóide chamada xantina. Seu nome formal é 1,3,7-trimetilxantina. Uma porção de cafeína apresenta-se como um pó branco extremamente solúvel em água, que não tem cheiro e apresenta sabor amargo.
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
A cafeína funciona alterando quimicamente o funcionamento do cérebro. Ela bloqueia a ação natural de um componente químico do cérebro associado ao sono. Entre as xantinas (existem várias pertencentes a este grupo), é a cafeína a que tem maior influência sobre o sistema nervoso central.
Como funciona a cafeína?
Para uma célula cerebral, a cafeína se parece com a adenosina, uma substância capaz de lentificar o funcionamento dos neurônios. Entretanto, ao se combinar com o neurônio, ela não diminui sua atividade, mas faz exatamente o contrário.
Onde podemos encontrar a cafeína?
Refrigerantes, chás, o cafezinho de todo dia e o chocolate são importantes fontes de cafeína no nosso cotidiano. Muitos medicamentos também contém cafeína. Normalmente são formulações que se valem da capacidade da cafeína de inibir a dilatação de vasos sanguíneos do cérebro, sendo capazes de tratar dores de cabeça de origem vascular. Doses terapêuticas de cafeína também estimulam o coração, aumentando sua capacidade de trabalho.
Como se manifestam os efeitos da ingestão de cafeína?
Ao perceber um aumento na atividade dos neurônios, o organismo entende que algum tipo de emergência deve estar ocorrendo, então libera grandes quantidades de adrenalina, que tem vários efeitos corpo: dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão sanguínea, enrrigecimento muscular e concentração do sangue nos órgãos vitais (as extremidades, como as mãos, ficam frias). Resumindo: seu organismo fica tenso, esperando por algo potencialmente perigoso.
Como uma pessoa com insônia deve se relacionar com a cafeína?
Como a cafeína determina uma reação de “alerta” no organismo, fica difícil relaxar e dormir sob seus efeitos. Por isso, pessoas que sofrem com insônia devem evitar consumir cafeína, especialmente a partir do final da tarde, quando o organismo naturalmente inicia sua preparação para o repouso. Bebidas cafeinadas, chocolate e medicamentos que contenham a cafeína não são aconselhados para essas pessoas.
 
Ouvi dizer que a cafeína é capaz de viciar. Isso é verdade?
Sim. Isso ocorre em grande parte porque a cafeína atrapalha o sono, levando a uma cansaço no dia seguinte a seu consumo. Com sono, um indivíduo pode recorrer novamente à cafeína para se estimular, perpetuando um ciclo vicioso. Hoje, estima-se que 90% dos americanos consumam cafeína todos os dias.
Para livrar-se da cafeína, basta ter força de vontade?
Nem sempre. Pessoas que ingerem cafeína há muito tempo podem ter sintomas de abstinência quando interrompem subitamente seu consumo. Normalmente uma retirada lenta e gradual da substância da dieta é mais eficaz.
Esteja atento: se você tem problemas com insônia, evite o consumo de cafeína e  converse com seu médico sobre tratamentos e medidas hoje disponíveis para ajudar pacientes a conseguirem noites  com sono reparador de qualidade.
Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário