segunda-feira, 18 de abril de 2016

Camponesa peruana e cientista porto-riquenho ganham "Nobel do meio ambiente"

Sociedade Mineradora Cerro Verde, Arequipa, Peru
 
A camponesa peruana Máxima Acuña e o cientista porto-riquenho Luis Jorge Rivera Herrera ganharam nesta segunda-feira, junto com outras quatro pessoas, o Prêmio Goldman, considerado o Nobel do meio ambiente.
Acuña e sua família ganharam um litígio com a empresa mineradora Yanacocha pela propriedade de seu prédio em frente à lagoa Azul, na região de Cajamarca, no norte do Peru, e incluída no projeto Conga.
Esse projeto prevê um investimento de US$ 4,8 bilhões, mas é rejeitado por grande parte dos moradores da região, que temem que as reservas de água sejam poluídas e rejeitam a drenagem de quatro lagoas, sendo duas para a extração de metais e as outras para armazenar rejeitos.
"Esta agricultora de subsistência na serra norte do Peru se ergueu para defender seu direito de viver em paz em sua própria terra, uma propriedade procurada pelas companhias Newmont e Buenaventura Mining para desenvolver uma mina de ouro e cobre", destacou hoje a organização.
Por sua vez, Rivera Herrera foi premiado por sua defesa da Reserva Natural do Corredor Ecológico do Nordeste de Porto Rico.
Em comunicado de imprensa emitido pela organização local Sierra Club PR, Rivera disse que a distinção "é motivo de grande satisfação" para ele, por ser um "orgulhoso representante" e líder da Coalizão Pró Corredor Ecológico do Nordeste.
"O trabalho coletivo do qual sou associado e merecedor deste prêmio se deve em grande medida à atenção, confiança e paciência que tiveram comigo os membros da imprensa porto-riquenha durante os últimos anos, como parte de seu trabalho de informar, educar e estimular o pensamento crítico entre todos os moradores de nossa ilha", expressou Rivera.
Os outros ganhadores dos prêmios Goldman 2016 são a americana Destiny Watford, o tanzaniano Edward Loure, o cambojano Leng Ouch e a eslovaca Zuzana Caputova.
Os prêmios Goldman, criados em 1989, reconhecem anualmente aqueles que realizam um importante trabalho para proteger e melhorar o ambiente natural, e é dividido por regiões: África, Ásia, Europa, Ilhas e Nações Insulares e Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário